6 dicas para valorizar seu imóvel antes de vender
As vendas cresceram e oportunidades no setor são grandes, mas algumas dicas podem tornar as negociações ainda mais favoráveis
As pesquisas sobre o setor imobiliário mostram que, a despeito de outros setores da economia brasileira, este mercado apresenta sinais de recuperação. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou números mostrando que, em âmbito nacional, as vendas de imóveis no período de janeiro até agosto de 2017 tiveram alta de 25,5% se comparadas aos mesmos meses de 2016. Com este cenário de otimismo no setor imobiliário, fomentado pela redução na taxa básica de juros, muitos investidores de renda fixa tem tirado suas economias dos bancos, que já não pagam juros como antes, e ido às compras no mercado imobiliário. Afirma Tárik Faraj, sócio da TRK Imobiliária. Considerando que a oferta de imóveis também é grande, especialistas apontam algumas dicas que podem não apenas acelerar o processo de venda, como estimular - e muito - a valorização dos imóveis em questão.
1. Conservação em dia e apresentação impecável
Parece óbvio, mas ainda é a pedra de tropeço de muitos proprietários. Paredes manchadas e sem pintura, rachaduras, pisos quebrados e outras avarias similares podem desestimular os possíveis compradores e comprometer a venda. "Ainda que a maioria das transações não seja fechada na primeira visita, o ditado popular que diz que 'a primeira impressão é a que fica' deve ser levado bem a sério na hora de vender um imóvel." Afirma Tárik Faraj da TRK.
2. Sem exageros nas benfeitorias
O investimento em uma pintura mais sofisticada ou móveis planejados de melhor qualidade, por exemplo, pode ser muito bem-vindo, mas tudo depende do público-alvo do imóvel à venda. O proprietário precisa ter em mente quem é o seu comprador em potencial, qual sua faixa etária, sua renda e o uso que ele pretende fazer do imóvel. Investir em sofisticação ou em uma reforma minuciosa antes da venda pode não trazer o retorno desejado, caso o investimento não esteja alinhado com a realidade do seu comprador.
3. Capriche no anúncio
A propaganda é a alma do negócio. Quem tem a intenção de comprar um imóvel tende a passar bastante tempo pesquisando em sites e aplicativos, onde existem diversos fatores que podem desviar a atenção do comprador. Um bom anúncio precisa ser chamativo, honesto e objetivo. Fotos com boa qualidade são fundamentais para não criar falsas expectativas. Além disso, é importante que o anúncio seja esclarecedor, trazendo todas as informações pertinentes: metragem do imóvel, número de dormitórios, localização etc. O possível comprador não tem tempo a perder.
4. Não deixe que a burocracia se torne uma armadilha
Habite-se, escritura, registro do imóvel e tantos outros documentos precisam estar em dia, organizados e com fácil acesso. Além de evitar imprevistos, a documentação em ordem ajuda a agilizar a negociação, impede que os compradores com maior senso de urgência passem por surpresas desagradáveis e resguarda os proprietários das oportunidades perdidas.
5. Anúncio em jornal é coisa do passado
Por muitos anos, as páginas dos classificados eram a primeira opção de busca de quem estava interessado em comprar ou vender um imóvel. Mas alguns fatores mudaram essa realidade: a audiência do jornal impresso caiu, o preço dos anúncios subiu e os meios digitais ganharam mais espaço. É claro que existem exceções e, em raros casos, pode surgir uma boa negociação nas páginas dos jornais. Mas a interação e o tempo de resposta das mídias mais modernas aumentam a assertividade dos anúncios e, consequentemente, os resultados são mais positivos.
6. Procure orientação de quem realmente entende do assunto
Ajuda profissional e especializada é sempre o melhor caminho. Boas imobiliárias oferecem diversos serviços que valorizam os imóveis à venda e facilitam as negociações entre proprietários e compradores. Um corretor profissional, com experiência, saberá analisar as tendências de mercado e estabelecer um preço justo e alinhado com a realidade de cada região. Anunciar nas imobiliárias amplia o alcance e a exposição das propostas e filtra os contatos entre quem realmente tem interesse no imóvel e os que estão apenas curiosos.
"Os profissionais das imobiliárias estão habituados a lidar diariamente com o mercado. Nós sabemos como lidar com a burocracia e facilitar os processos. A tranquilidade que alguém que quer comprar ou vender um imóvel só é possível quando esta pessoa sabe que o seu negócio está em boas mãos. Essa é a nossa meta como profissionais: não apenas ajudar a vender um imóvel, mas ter a certeza que essa negociação foi feita da melhor forma possível para todas as partes", explica Tarik Faraj, sócio fundador da imobiliária TRK Imóveis.