Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A importância da arte e da iconografia para o aprendizado

Como funciona o processo de construção de mapas, fotos e ilustrações que enriquecem o material didático

23 ago 2019 - 02h33
Compartilhar
Exibir comentários

Seria possível abrir um livro didático e não encontrar nele fotos, mapas ou ilustrações? As imagens de um material são tão importantes quanto o restante do conteúdo. Elas carregam informações e complementam o texto, auxiliando na aprendizagem e no desenvolvimento de competências como a capacidade de interpretação, o pensamento crítico e a alfabetização cartográfica, por exemplo, além de deixar tudo mais encantador para alunos e professores.

Foto: divulgação / DINO

"A ilustração nunca é meramente ilustrativa; no material didático, ela é conteúdo", explica Cláudio Godoy, gerente de produção editorial do Aprende Brasil. Ele ressalta que por conta dessa responsabilidade, o processo de diagramação e criação das artes que compõem os livros didáticos precisa ser minucioso. "Para se ter ideia, o setor de arte e iconografia do Aprende Brasil conta com uma equipe de cerca de setenta profissionais e leva até dois anos para finalizar cada coleção do sistema de ensino. Todo esse tempo é justificado por um dos grandes diferenciais do sistema: trazer a arte para dentro das páginas dos livros", conta Godoy.

Isso quer dizer que, além das artes digitais e manuais (pintadas ou desenhadas no papel), os livros do sistema utilizam diversas outras técnicas e materiais, como o quilling (desenhos feitos de papéis, fitas de cetim etc.), o amigurumi (técnica japonesa para criação de bonecos de crochê ou tricô) e a massinha de modelar. Os personagens são construídos por artistas contratados e depois são fotografados, digitalizados e inseridos nos livros didáticos.

"Dá muito trabalho fazer dessa forma, mas o resultado é recompensador, pois traz encantamento", justifica Godoy. Segundo ele, gerar esse encanto é indispensável, pois "hoje, o material impresso bate de frente com todo o recurso digital que a criança tem, que traz movimento, luz e cor".

Um outro ponto importante considerado para a construção dos personagens e das ilustrações é a diversidade. Há uma grande preocupação em representar as diferentes culturas das regiões do país, bem como em incluir personagens que retratem pessoas com deficiência e de todas as etnias. "Isso é importante para os estudantes se reconhecerem no material didático", ressalta o gerente de produção. "Um material que representa os alunos e dialoga com as realidades se torna muito mais atrativo, contribuindo para que a aprendizagem seja ainda mais significativa", explica.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil lançou um vídeo que explica como é o processo de criação de um livro didático, que pode ser acessado em: www.sistemaaprendebrasil.com.br

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece à rede municipal de Educação não apenas material didático, mas uma série de recursos adicionais (avaliações, monitoramento, ambiente de aprendizagem digital, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado), que contribuem para o melhor aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. Atualmente, o Aprende Brasil atende 243.000 alunos em 199 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Website: http://sistemaaprendebrasil.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade