A Lenda do Lagarto Azul cria origem para importante cartão postal do Espírito Santo
O escritor capixaba Jonas Reis lança neste mês de julho seu livro infantojuvenil A lenda do lagarto azul. A obra foi incluída na programação oficial do XXVI Festival de Inverno de Domingos Martins e terá lançamento no sábado, 13 de julho, às 10 horas, na Biblioteca Municipal localizada em Campinho, sede daquele município da região serrana do Estado. O livro cria uma "origem" para o monumento granítico em forma de lagarto que faz parte da Pedra Azul, um dos principais monumentos naturais do Espírito Santo.
O LAGARTO
Um lagarto da Pedra Azul movendo-se naquele magnífico monumento natural capixaba e fazendo de tudo para defender seu território. Este é o enredo do livro, premiado no Edital 007/2018 da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e publicado com recursos do Fundo de Cultura do Estado, o Funcultura.
A LENDA
Jonas Reis criou uma lenda que dá vida ao animal e pretende se inserir definitivamente na cultura capixaba e principalmente no imaginário da população que vive na região montanhosa do Espírito Santo. Nesta lenda, o grande lagarto da Pedra Azul foi um dia um lagarto de verdade. Ele foi petrificado por dois garotos aventureiros para proteger o povo da montanha. Mas os garotos aventureiros, o lendário povo da montanha e mesmo as crianças sabem que o lagarto pode voltar à vida a qualquer momento. E todos esperam por isso até com alguma ansiedade, porque o lagarto azul é parte do povo da montanha, um grande irmão ancestral.
O AUTOR
JONAS REIS nasceu na Vila de Monte Carmelo, então município de Colatina e hoje distrito de Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo, Brasil. É escritor, advogado e jornalista, formado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Atuou nos principais órgãos de imprensa do Espírito Santo, com passagem por jornais, rádio e televisão. Ingressou no serviço público por concurso e se aposentou no Tribunal de Contas do Estado como Auditor de Controle Externo. Teve contos e crônicas incluídos em diversas publicações, até começar a trabalhar narrativas mais longas. Em 2013 publicou o romance O santo dos últimos dias - Quem amou Solange de Belleview? Em 2018 lançou Viagem à alma do Brasil, relato de viagem que empreendeu por todas as regiões do Brasil, ouvindo sua gente simples, revelando a história local e descortinando cenários longínquos deste grande, generoso e sofrido país. Em 2019 Viagem à alma do Brasil ganhou edição em Inglês, Trip out to the soul of Brazil, do tradutor britânico Paul W. Dixon em parceria com a brasileira Luciane Bernardi Scopel. Seus livros estão disponíveis para venda nas principais plataformas digitais e no site do autor.
Website: http://www.jonasreis.com.br