A Omnicanalidade para o micro e pequeno empreendedor
O conceito da omnicanalidade é relativamente novo no Brasil, visto que em outros países do mundo já vem sendo bastante difundido.
Omnichannel ou multicanal, é um termo utilizado para o varejo que opera vários canais de forma integrada, através de uma interface que transita entre o online e off-line, sem que haja a distinção de serviço e produto entre eles. Ou seja, é uma maneira das marcas se conectarem aos consumidores, atendendo-os como, quando e onde for desejado, oferecendo assim, uma experiência única e completa de compra.
Para o micro e pequeno varejista, o uso de diversos canais de compra e troca tem se transformado em um importante atrativo, no qual o objetivo é potencializar as vendas, simplificar o processo de compra para o cliente e, principalmente, leva-los à fidelização da marca, já que entre tantas opções, a fidelidade tem sido à marca como um todo e não a um canal específico.
De acordo com o especialista em vendas e varejo, Fred Rocha, vem acontecendo uma mudança cultural no comportamento do consumidor e na maneira como ele consome.
Essa mudança de cenário leva as empresas a alterar a maneira como interage com o cliente. Antigamente, as empresas que buscavam os leads, hoje, são os clientes que procuram as marcas.
A relação do omnichannel e o e-commerce
A principal estratégia do omnichannel é o atendimento ao cliente. Todos os métodos utilizados devem visar a satisfação do cliente.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Webshoppers 40 (https://www.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree), em 2019, e divulgado pela e-Bit, o setor de e-commerce cresceu 12% no primeiro semestre de 2019, comparado com o mesmo período de 2018. Desse dado, o volume de pedidos via smartphone aumentou 57%.
Nessa perspectiva, nota-se o crescimento de diferentes meios de comunicação e mostra como é indispensável a integração das operações, não só para reduzir o risco de falhas, mas para colocar o negócio à frente dos concorrentes, se destacar no mercado e atrair clientes de diferentes segmentos.
Como fazer para que a marca tenha visibilidade em todos os canais em que atua?
Se o consumidor utiliza todos os canais disponíveis para compra, as empresas também devem acompanhar esse ritmo. Todos os canais precisam estar sincronizados, não só de sistema, mas também de linguagem para que o cliente não sinta diferença e enxergue como um todo.
A maior dificuldade da ominicalidade é conseguir dar a devida atenção a cada meio de comunicação aderido pela marca. Por exemplo, uma empresa tem disponível somente loja física, e resolve aderir a estratégia omnichannel, colocando à disposição dos clientes, o chat, as redes sociais, o telefone e o site, seja ele próprio ou em plataformas de e-commerce.
A partir desse momento, é imprescindível que a marca consiga, de fato, atender com excelência todos os clientes nos diferentes canais. Para isso, é necessário que cada meio seja administrado como único e essencial para a estratégia de vendas.
O micro e pequeno varejista e a TagPlus
Voltado para micro e pequenas empresas, o sistema TagPlus (https://www.tagplus.com.br/) integra todos os dados da sua empresa em uma única plataforma, de maneira simples e fácil de usar.
A TagPlus é uma empresa de gestão comercial online que dispõe de um sistema para auxiliar o micro e pequeno empreendedor em todas as atividades do dia a dia da empresa, de qualquer segmento.
Atualmente, conta com mais de 18 parceiros, entre eles PicPay e Mercado Livre, que irão facilitar ainda mais a integração com seu negócio.
Entre as funções disponíveis, estão o controle de estoque, de vendas, de finanças, emissão de notas fiscais e cupom fiscal. Além de contar com uma equipe composta por 75 analistas de suporte prontos para ajudar no que for necessário.
O sistema TagPlus pode ser testado por 15 dias gratuitos.
No site da TagPlus, é possível conversar via chat com um dos consultores de plantão para saber mais e tirar dúvidas.
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