A relação entre networking e member-get-member
Em algum momento da vida, todo ser humano já precisou de uma alguma indicação amiga.
Em algum momento da vida, todo ser humano já precisou de uma alguma indicação amiga: filme para assistir, vaga de emprego e especialmente para fazer compras. Segundo pesquisa da Nielsen, 86% dos consumidores veem as indicações de amigos e familiares a forma mais confiável de buscar informações sobre produtos ou serviços - o famoso boca a boca.
É notório que fica mais fácil comprar aquilo que outra pessoa já experimentou. A consultoria McKinsey mapeou que o consumidor fica 50 vezes mais propenso a comprar um produto ou serviço recomendado por amigos próximos ou algum parente. De olho nessa prática tão comum, o marketing de diversas empresas criaram estratégias que deem benefícios para quem indica e para quem é indicado, que no jargão dos profissionais da área se chama "member-get-member".
O que é member-get-member?
É incentivar clientes atuais a recomendar produtos ou serviços para alguém da sua comunidade ou ecossistema. A vantagem dessa estratégia é que ela reduz o custo de trazer novos clientes, porque é mais fácil enviar um email marketing ou SMS para o cliente atual do que o custo de uma força de vendas. Existem alguns casos conhecidos do sucesso dessa tática de adquirir novos compradores:
PayPal - Sistema de pagamentos online
Antes de a empresa ser uma das maiores do mundo em pagamentos digitais, com 277 milhões de contas ativas, foi utilizado o member-get-member para ampliar o número de clientes. Inicialmente, houve a tentativa de fazer contratos com grandes bancos, mas havia muita burocracia envolvida nisso. Fora os custos operacionais de uma transação desse porte. Nesse cenário, foi escolhido algo inusitado: pagar para que pessoas se cadastrassem na plataforma e assim houvesse cerca de 10 milhões de cadastros. Cada conta poderia ainda indicar outra pessoa para participar. Em pouco menos de 1 ano, completou-se a carteira de 20 milhões de clientes. Quando a rede PayPal começou a se autossustentar, o benefício de novos clientes diminuiu até que foi extinguido.
Airbnb - Serviço de hospedagens
O Airbnb é um grande classificados de pessoas com locais para hospedagem em todo o mundo, com meio bilhão de visitantes até meados de 2019. É por meio dela que as pessoas podem anunciar, descobrir e reservar acomodações para suas viagens de férias, esticadas de feriado ou até mesmo aluguel mensal. Desde 2010, quando esse serviço foi criado, o member-get-member tem sido utilizado para incrementar a base de usuários, oferecendo um bônus no serviços para quem indica e para quem foi indicado.
Nextel - Telecomunicações
Planos de celular também têm seu member-get-member. A Nextel com sua base de aproximadamente 3,5 milhões de linhas de telefone está com um programa chamado Indique e Ganhe: clientes que trouxerem um amigo ou parente na loja, e ele contratar um plano de celular, ambos ganham 15 GB de Internet. Essa ferramenta ajudou a alavancar um crescimento significativo da base em poucos meses.
Member-get-member pode ser networking?
O member-get-member é um mecanismo que pode ser então utilizado para estreitar vínculos
com outras pessoas. Dá a sensação de fazer parte de um grupo de vantagens em que ambos
poderão desfrutar dessa relação ganha-ganha. Certamente, o networking envolve diversos
fatores, mas esse "tempero" facilitar a aproximação a novas oportunidades de negócio.
Website: https://agiliza.nextel.com.br/