ABES no Fórum Mundial da Água: coordenação da programação temática, participação em sessões e lançamento da Rio Water Week
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES estará presente no 8º Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março em Brasília/DF, não apenas inserida em sessões do evento internacional, mas como uma das entidades coordenadora da programação temática.
A ABES - Diretoria Nacional e a ABES Seção São Paulo (ABES-SP) participam da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, organismo que promove o Fórum (veja abaixo). O engenheiro Alceu Guérios Bittencourt, membro do Conselho Diretor da ABES-SP, é um dos quatro brasileiros que integram o Comitê Temático do 8º Fórum, ao lado de quatro nomes de outros países. Este comitê é responsável por toda a programação do Fórum, cuja preparação é estruturada em quatro processos (Temático, Político, Regional e Fórum Cidadão) e um grupo focal (Sustentabilidade). A ABES está inserida no Processo Temático e também tem participação no Processo Regional (saiba mais no site do Fórum http://www.worldwaterforum8.org/pt-br).
O Processo Temático é estruturado em nove Temas: seis principais (Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Financiamento) e três transversais (Compartilhamento, Capacitação e Governança).
No Grupo de Coordenação Temática, entre os nove temas do evento, Carlos Alberto Rosito, vice-presidente nacional da ABES, representa a ABES no tema "Urbano".
Entre os coordenadores de tópicos e sessões temáticas, Marisa Guimarães, diretora da ABES-SP, coordena o tópico "Saneamento" dentro do tema "Pessoas" e Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, participa no tema "Reúso". Fernando Gomes da Silva, da ABES-SP, fará apresentação em sessão ordinária do tema Reúso.
Veja abaixo os eventos e sessões nos quais a ABES estará presente:
Dia 19 de março
9h - Solenidade de Abertura do 8º Fórum Mundial da Água
Auditório Master, Centro de Convenções Ulysses Guimarães
14h - Plenária de Abertura do Processo Temático - Alceu Guérios Bittencourt representa a ABES
20 de março
10h às 11h - Painel "Gestão de Águas em áreas conurbadas"
Espaço São Paulo/Feira no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha - estande do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo - palestras de Alceu Guérios Bittencourt e Ricardo Toledo Silva, secretário-adjunto de energia do Estado de São Paulo
16h30 às 18h - [OS-TP-17] Sessão 2.b.2 - Abordagem integral do saneamento, cadeia de saneamento e inovação
Sala ST2 (M8) - moderação da mesa de Marisa Guimarães e participação do presidente da Sabesp, Jerson Kelman
16h30 às 18h - [OS-TP-41] Sessão 4.b.2 - "Reciclando" águas
Sala ST6 (M12) - Fernando Gomes da Silva (ABES-SP), apresenta o projeto Aquapolo
18h às 20h - Road show de lançamento da Rio Water Week
Ala Sul - Sala 41 do Centro de Convenções Ulisses Guimarães
21 de março
14h30 às 16h - Sessão 4.c.1 - Tecnologias de reúso: podemos lidar com inovações?
Sala ST6 (M12), com coordenação da mesa de Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES
16h30 às 18h - [OS-RP-20] Alcançando os não atendidos: fornecimento de água e saneamento em favelas e ODSs relacionados à água
Arena 2 - com moderação da mesa de Alceu Guérios Bittencourt (coordenador deste painel)
Lançamento da Rio Water Week
A ABES promoverá, durante o Fórum, o road show de lançamento da Rio Water Week, evento internacional que será realizado no rio de janeiro de 26 a 28 de novembro. O road show acontecerá no dia 20 de março, terça-feira, das 18h às 20h, na Ala Sul - Sala 41 do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. www.riowaterweek.com.br
Sobre o 8º Fórum
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, na França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água. Atualmente, o Conselho é presidido pelo brasileiro Benedito Braga, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
No Brasil, o Fórum é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).
Sobre a ABES
Com 51 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
www.abes-dn.org.br