Apesar da pandemia: mercado de festas e eventos em alta para 2021
O mercado de festas e eventos, ao contrário de outros setores da economia brasileira, estava em um momento promissor quando foi impactado pela pandemia. O setor, que movimentou mais de R$ 17 bilhões em 2018 no Brasil, tinha, de fato, todos os motivos para estar confiante.
Segundo um estudo mundial realizado em outubro de 2019 pela Eventbrite, plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos, em parceria com a agência Mantis Research, mais de 78% dos organizadores de eventos pretendiam fazer mais eventos e aumentar suas equipes em 2020. A pesquisa, que reuniu dados coletados por mais de 6.800 entrevistados, sendo 480 da América Latina (Brasil e Argentina - 51% brasileiros), trazia uma perspectiva de crescimento e de investimentos no setor. Segundo o estudo, 78% dos organizadores brasileiros pretendiam fazer mais eventos em 2020, liderando as expectativas na área, à frente do Reino Unido, que pretendia aumentar em 58%, e Alemanha, com 56%. Tais resultados apontam para o amadurecimento e a consolidação do segmento no Brasil - apesar dos impactos da pandemia.
Com a perspectiva da imunização futura da população, os produtores de eventos e empresas do setor terão que se preparar para atender uma demanda reprimida: de pessoas, famílias, empresas e segmentos diversos.
Para estimular os negócios neste segmento, foi lançada uma plataforma digital com um propósito bem definido: ajudar fornecedores e consumidores a criarem festas mais incríveis. Focada no mercado de festas e eventos de Juiz de Fora, MG, a plataforma visa ampliar a divulgação de produtores e fornecedores do mercado de festas e eventos na cidade, e atrair o público deste segmento com conteúdo de qualidade.
Marketing digital acessível
Apesar dos avanços e importância da Internet, "alcançar novos consumidores através do marketing digital ainda é um grande desafio para muitas empresas, e especialmente, para os pequenos", diz Déia Lima, idealizadora do projeto e sócia da Studio Xpress, agência de marketing digital do RJ. Para ela, muitos dos fornecedores para festas ainda se restringem aos meios convencionais, como o boca a boca e apenas se arriscam nas redes sociais, de forma improvisada. Eles desconhecem ou não investem no marketing digital em outras plataformas, como o e-mail marketing ou SEO, por exemplo, muitas vezes por falta de recursos ou conhecimento. "E é esta lacuna que viemos preencher com o JF Festas. Temos o expertise, a plataforma e a vontade de gerar relacionamentos; e é isso que conduz ao fechamento de novos negócios", acrescenta ela.
Neste mercado promissor e cada vez mais competitivo, é de suma importância a constante busca pela qualificação, por novidades e por tendências, não somente nos produtos e serviços ofertados, mas também na forma de divulgação do negócio. Do bolo ao cerimonial, a plataforma - disponível no link JF Festas - abre espaço para pequenas e grandes empresas apresentarem seus produtos e serviços a um público qualificado. Além de promover a conexão entre consumidores e fornecedores por e-mail, WhatsApp, divulgação através de publicidade em outros canais e SEO, a plataforma oferece conteúdo exclusivo para ajudar a planejar as festas, otimizar orçamentos, e claro, inovar.
Futuro promissor, apesar da pandemia
Novos produtos e serviços surgiram no mercado de festas, com a pandemia. Muitos destes - serenatas, festas em caixas e eventos híbridos ou virtuais, por exemplo - irão continuar, mesmo após a imunização plena. E já se planeja a retomada dos eventos, com segurança e muita inovação, tão logo a vacina esteja disponível. Ou seja, o setor tem tudo para se redimir, e crescer, em 2021.
Ainda sobre a plataforma, o JF Festas se posiciona como o principal canal para a divulgação das empresas e profissionais que atuam em todos os tipos de festas e eventos - entretenimento, social e corporativos - em Juiz de Fora. O modelo de negócio estará disponível para ser replicado em outras cidades, segundo a responsável pelo projeto, que pretende manter a plataforma livre de anúncios. "Temos muitas novidades vindo por aí", acrescenta ela. A plataforma já contava, antes do lançamento, com mais de 1000 seguidores no Instagram (@FestasemJF) e segue crescendo, sinal de que, o mercado de festas e eventos segue forte e promissor.
Website: https://www.jffestas.com.br