Aprender inglês depois dos 30 anos é realidade na vida de muitos brasileiros
Apenas 36% dos brasileiros que afirmam ter fluência em inglês realmente tem.
Pelo menos é o que revelou um estudo realizado pelo Vagas.com que ajudou a chamar a atenção de muitos adultos para dominar de verdade a língua inglesa inclusive para o mercado de trabalho.
Embora aprender inglês depois dos 30 anos possa ser um pouco desafiador no começo, é perfeitamente possível. Principalmente quando se estuda em um curso de inglês para adultos com outros alunos do mesmo nível. No CCAA, por exemplo, 33% dos alunos matriculados em suas unidades em todo o Brasil estão na fase adulta. Sendo que 6% têm entre 30 e 34 anos e 5% de 35 a 39 anos. Mas vale lembrar, não existe uma idade máxima para começar a dominar a língua inglesa.
Desafios e motivações precisam andar juntos para aprender inglês na fase adulta. Depois dos 30 anos, o aprendizado pode até não ser tão rápido como na época em que você era criança ou adolescente. Mas, isso não quer dizer que na fase adulta aprender inglês é um sonho impossível (mesmo que você comece do básico).
Com um pouco de determinação do aluno e um curso de inglês que atenda seus objetivos, ser fluente em inglês pode ser uma realidade na vida de qualquer pessoa independente da idade.
E para isso, a dica é ter sempre em mente as motivações que o levaram a se matricular no curso de idiomas. Portanto relembrar o que a língua inglesa traz de benefícios práticos na sua vida pessoal e/ou profissional faz toda a diferença no aprendizado.
Escolha o curso de inglês que atenda melhor às suas necessidades
Ter objetivos torna mais simples até a escolha do tipo de curso de inglês que é melhor para você. Morar nos Estados Unidos está nos seus planos? Conquistar alguma certificação internacional é seu objetivo? A dica então é escolher um curso para adultos que atenda suas necessidades.
Para isso, é importante pesquisar bastante antes de se matricular. Analise se a grade curricular está de acordo com o que você deseja, se a metodologia tem a ver com seu jeito, se é preparatório para a certificação internacional que você deseja, etc. Além disso, procure se informar sobre a reputação da escola de idiomas.
Outra dica que funciona muito bem na hora de escolher o melhor curso de inglês para você é agendar uma aula experimental se for possível. Dessa forma você consegue avaliar de forma precisa se é isso mesmo que você está buscando.
Procure um curso 100% em inglês (desde a primeira aula)
Depois dos 30 anos, o aprendizado pode até não ser tão rápido como na época em que se era criança ou adolescente. Mas, isso não quer dizer que na fase adulta aprender inglês é um sonho impossível (mesmo que se comece do básico).
Pode até parecer meio assustador, em um primeiro momento, mas na prática facilita o desempenho do aluno durante todo o processo de aprendizado. Sem contar que a pessoa observa seus progressos na língua inglesa desde as primeiras aulas. O que a incentiva a continuar.
Preste atenção na metodologia de ensino
Outra dica importante, sobretudo para quem está aprendendo inglês depois dos 30 anos, é ficar atento aos métodos de fixação de conteúdo do curso de inglês.
Isso porque a repetição é a mãe do aprendizado. E ela é ainda mais necessária quando os encontros com seu professor de inglês são uma ou duas vezes por semana. Se você não praticar muitos exercícios em casa, as chances de esquecer o que foi ensinado na aula seguinte é enorme.
Fale inglês na vida, não apenas em sala de aula
Um bom curso de inglês dá a base para aprender o idioma e ser fluente. Mas, os alunos não precisam se limitar ao estudo em sala de aula e nem aos deveres de casa. Ajuda bastante no aprendizado, principalmente após os 30 anos, atividades extraclasses simples como:
Acompanhar youtubers e blogs estrangeiros
Ler livros de literatura ou técnicos em inglês
Assistir seus filmes e séries preferidas sem legenda
Além disso, aproveite para conversar com americanos pela internet sobre como é a vida dos EUA ou temas discutidos em sala de aula. Além de ser divertido, você faz novas amizades e ajuda a fixar o conhecimento do inglês.
Website: http://ccaa.com.br