Às vésperas do Dia da Escola, campanha convida instituições a reafirmarem seu papel na educação
Sistema de ensino lança iniciativa que reforça a importância das escolas e traz reflexão sobre atual momento da educação brasileira
A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil, criada em 1961 foi um dos grandes marcos no avanço da educação do país no século XX. Cinquenta e nove anos depois, a educação brasileira continua se transformando, seja na homologação da primeira Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) ou no surgimento de novas modalidades de ensino.
As escolas sempre tiveram importância fundamental na formação de crianças e jovens, entregando para a sociedade cidadãos que vão contribuir e atuar no desenvolvimento da sociedade.
Com o Dia da Escola -- comemorado em 15 de março -- se aproximando e em meio às mudanças no cenário educacional, o Sistema Anglo de Ensino, atuante junto a instituições ao redor do Brasil desde 1950, lança campanha convidando as escolas a refletirem e reafirmarem sua relevância. Afinal, qual o papel das escolas nos dias de hoje?
Segundo o diretor do Sistema Anglo de Ensino, Paulo Moraes, a escola é o ambiente em que os estudantes, além de aprenderem, criam laços e desenvolvem a capacidade de conviver com as diferenças na sociedade. O espaço da escola auxilia os alunos a saírem de sua zona de conforto e a respeitarem a pluralidade de pensamentos.
Moraes aponta também a importância de as escolas estarem sempre abertas às inovações de sua realidade presente, tornando ainda mais relevante o processo de aprendizagem. O momento é favorável para as instituições de ensino e avaliarem seu papel, dando respostas às necessidades do mundo contemporâneo.
"Neste ano, o Anglo comemora 70 anos. Nossa própria história e os nossos resultados permitem que participemos ativamente desses processos de mudança, como sempre fizemos, contribuindo não apenas com materiais didáticos atualizados e alinhados com essas novas propostas, mas com todo um formato de atendimento e acompanhamento a escolas, professores e alunos, fundamental para as demandas do século XXI".
Em pouco mais de 1 minuto, o vídeo da campanha promovida pelo Anglo não apenas reforça a importância das instituições de ensino nos dias de hoje, mas também provoca o questionamento da escola que se quer. Uma escola que deve ir além das certezas, além dos próprios muros, uma escola que cria laços, orienta e vê o aluno crescer, que combate mentiras e ensina de verdade. "O Brasil precisa dessa escola. E precisa agora", diz a publicação.
Website: https://www.aquitemanglo.com.br/