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DINO

Calendário do consumo ganha pegada ecológica

14 nov 2019 - 10h17
(atualizado em 18/11/2019 às 18h12)
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As estratégias de Marketing Promocional turbinam, o ano todo, campanhas destinadas à venda de produtos e serviços. Das mais convencionais àquelas desconcertantes, por conta do talento dos criativos, procuram passar ao consumidor um sentimento de urgência. Ao preço de ocasião, costuma-se juntar mensagens que tocam além do bolso. E alcançam valores de natureza emocional.

Foto: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas / DINO

Datas consagradas, como o dia das mães, dos pais e dos namorados, somadas às festas de Natal e Ano Novo, demandam esforços promocionais cada vez mais sofisticados. A corrida se aplica aos pontos de venda físicos e ao e-commerce, que não para de crescer desde o advento da realidade digital. O consumidor é abordado o tempo todo, esteja onde estiver. Na palma da mão.

Pesquisa

Estudo recente feito pela Kantar (subsidiária britânica do Grupo WPP) no Brasil, México, China, França, Espanha e Reino Unido, denominado 'Crescimento incremental das marcas', concluiu que as ações de marketing promocional estão no foco estratégico dos anunciantes. Em 2018, o painel relacionado ao comportamento de consumo no ano aponta que um em cada US$ 5 das verbas de marketing são direcionadas para ações de desconto e ofertas nos pontos de venda.

No Brasil, verifica-se um crescimento significativo nos orçamentos desse segmento. Movimenta R$ 45 bilhões, de acordo com dados da Ampro (Associação de Marketing Promocional). Por outro lado, a Kantar fala que no Brasil, em 2016, as promoções ocupavam 10,7% dos budgets. E em 2018, atingiram o patamar de 16,1%.

Marketing Verde

Cresce o número de empresas preocupadas com sustentabilidade. Apostam em estratégias que visam garantir o bem-estar coletivo no âmbito social, ambiental e econômico. Associam suas marcas a ações proativas que exprimem o compromisso com o futuro das próximas gerações. Com isso, estabelecem diferencial perante os consumidores, por meio de uma postura eco-friendly.

A startup brasileira etrip, do Grupo Tour House, que oferece soluções de viagens corporativas online, lançou um movimento pioneiro no mercado global: etrip green friday. Iniciativa foi pensada e planejada para aproveitar o mês de novembro, que abriga as duas datas de maior consumo global: Single Day, a Black Friday Chinesa, que acontece dia 11/11; e Black Friday, última sexta-feira de novembro.

Os idealizadores entendem que o etrip green friday não se restringe a determinada sexta-feira de novembro, mas alcança o mês todo. E tem por princípio elevar a questão de consumo consciente, com mais visibilidade para as empresas e consumidores.

O movimento foi formado em parceria com o IPÊ, (Instituto de Pesquisas Ecológicas). A cada venda feita no mês de novembro, a etrip vai plantar 1m² de Mata Atlântica. Qualquer empresa, de qualquer segmento, pode aceitar o desafio. E com a contribuição de cada uma, é previsto um resultado de grandes proporções.

Movimento crescente

Desde o lançamento da campanha, em 16/10, o movimento cresce de forma orgânica. Grandes empresas já aceitaram o desafio, a exemplo de Air France KLM, Grupo Tour House, Vivere Viagens e Turismo e Movida - Locação de Carros. Acrescente-se a Agência Amigo, especializada em PR e atuante em jornalismo de turismo, que a cada job fechado no mês de novembro vai plantar 1m² de Mata Atlântica em parceria com o IPÊ.

O etrip green friday também impacta empresas de fora do trade de turismo. Acaba de conquistar a adesão de outra startup, a ITALICA, que oferece cursos de italiano online e, a cada inscrição fechada dentro do mês de novembro, plantará 1m² de Mata Atlântica.

Nesse primeiro momento, cada uma faz a adesão da forma que considerar mais adequada à sua realidade. Importante é fazer parte do movimento e levar a mensagem para mais empresas e pessoas. Ideia é plantar a semente do bem agora, para a colheita lá na frente.

A etrip (https://etrip.com.br/) é uma c-OTA (Corporate Online Travel Agency) do grupo Tour House e vem se notabilizando pela forma criativa e diferenciada de se relacionar com o mercado. Oferece, inclusive, cashback para todos os seus clientes em quaisquer operações.

A retaguarda do Instituto IPÊ, pela seriedade e credibilidade, é determinante. A entidade foi escolhida a dedo, pelo seu retrospecto. Mas há outras fundações e institutos muito sérios e consequentes. Por isso, o movimento está aberto a novas adesões e visa expandir em âmbito global.

''O Sonho Grande do movimento é transformar a green friday em uma data presente no calendário global. Para isso, planejamos começar pequenos e crescer de forma orgânica, até para entender os gargalos operacionais junto aos nossos parceiros. No próximo ano, mais experientes, poderemos crescer em consistência e governança sobre a ação", afirmam Vinicius Gonçalves,  Head etrip e Alexandre Butrico, Head de Marketing do Grupo Tour House.

etrip - viagens a negócios

Rua da Consolação, 247 - Centro Histórico de São Paulo

Fone: 11-4210-5500

Website: https://etrip.com.br

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