Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Câncer de Próstata: o que é e quais são os tratamentos?

26 mar 2019 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o INCA - Instituto do Câncer, o câncer de próstata é a segunda doença cancerígena que mais acomete os homens. Logo, fica atrás apenas do câncer de pele.

Foto: DINO / DINO

A estimativa de novos casos passou dos 68 mil no ano passado. E boa parte desses números se deve ao diagnóstico tardio, muitas vezes decorrente da falta de conhecimento.

Além disso, o tabu acerca do exame de próstata faz com que a ala masculina não procure ajuda médica previamente.

A doença, considerada da terceira Idade, afeta, na maioria dos casos (75% deles) homens a partir dos 65 anos. Conheça melhor o que é o câncer de próstata, seus sintomas e formas de tratamentos.

- Câncer de próstata: o que é?

O câncer de próstata ocorre quando células anormais cancerígenas se desenvolvem na próstata, pequena glândula que fica abaixo da bexiga, perto do reto. Então, o órgão envolve a uretra, um canal por meio do qual os homens expelem urina e sêmen.

Essas células anormais podem continuar a se multiplicar de forma descontrolada. Por vezes, se espalham para outros órgãos e tecidos do corpo. A doença pode ter um crescimento lento e, por isso, muitos homens vivem por muitos anos sem sintomas.

Dessa forma, a doença pode se espalhar silenciosamente, exigindo um cuidado ainda maior, que inclui consultas médicas e exames clínicos detalhados.

- Quais os sintomas mais comuns de câncer de próstata?

Nos estágios iniciais, pode não haver sintomas. Contudo, nos estágios mais avançados da doença, os sintomas mais comuns que surgem são:

• Necessidade frequente ou repentina de urinar;

• Dor ao urinar;

• Urina em fluxo deficiente;

• Desconforto e dor pélvica;

• Presença de sangue na urina ou no sêmen;

• Dor na parte inferior das costas, parte superior das coxas ou quadris.

Os sintomas isolados não significam a presença do câncer. No entanto, é recomendado a visita ao médico urologista pelo menos uma vez ao ano para a realização de exames simples e outros mais específicos, como o exame de toque retal.

- Fatores de risco para desencadear câncer prostático

Alguns fatores estão fortemente ligados a maior propensão de desenvolvimento de câncer de próstata. Veja quais são:

• Idade: O risco de desenvolver câncer de próstata aos 75 anos é de 1 em 7 homens. Acima de 85 anos, a estatística aumenta para 1 a cada 5 homens;

• Estilo de vida: Estudos mostram que o estilo de vida dos homens pode estimular o surgimento da doença;

• Histórico familiar: Se você tem um parente do sexo masculino de primeiro grau com câncer de próstata, há maior probabilidade de desenvolvê-lo do que os homens sem esse histórico;

• Dieta: Pesquisas internacionais sugerem que comer muita carne processada ou alimentos ricos em gordura pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.

- Como o câncer prostático pode ser diagnosticado?

Existem duas formas de detectar o câncer de próstata. O modo mais simples é submetendo o paciente a um teste sanguíneo, chamado teste do antígeno específico da próstata (PSA). O resultado mostra se existe um aumento desta proteína específica no sangue do paciente.

O outro modo é o já conhecido exame de toque retal, no qual o médico insere um dedo enluvado e lubrificado no reto do paciente para verificar o tamanho da próstata e avaliar se há alguma anormalidade.

Dependendo do caso, o seu médico pode combinar ambos os tipos de diagnóstico para obter resultados mais precisos.

- Tipos de tratamento para o câncer de próstata

Após avaliar o estado clínico do paciente e o grau da doença, o médico urologista pode indicar diferentes tipos de tratamento para o câncer de próstata. Os mais comuns são quimioterapia, radioterapia, cirurgia robótica minimamente invasiva e medicamentos específicos.

Mas é válido lembrar que o tratamento ideal só pode ser aplicado ao paciente depois de diagnosticada a doença. Por isso, se houver alguns dos sintomas já citados (dor ao urinar, sangue na urina, etc.), procure um especialista, que indicará o tratamento específico para o seu caso.

Agende uma consulta de rotina com o Dr. Luiz Takano, médico urologista em São Paulo

Website: https://www.takanourologia.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade