Com bom desempenho, setor de eletroeletrônicos cresceu 5% em 2018
A perspectiva de aceleração da economia com a venda de eletroeletrônicos aumenta as produções e também as oportunidades de emprego.
De acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o Brasil apresentou em 2018 um aumento em volume do setor de eletroeletrônicos em 5% comparando com o ano passado. Este pode ser considerado um bom desempenho do setor, visto que foi um ano em que houve vários reajustes no valor de matérias-primas como plástico e aço. A greve dos caminhoneiros, o aumento no que é cobrado pelo frete, sem contar nas incertezas política decorrentes das eleições ainda teriam feito com que o consumidor tenha contido os gastos durante algum tempo, o que é refletido nas estatísticas.
Ainda segundo as informações divulgadas pela Eletros sobre o aumento das vendas no setor de eletroeletrônicos, ao todo foram registradas 14,6 milhões de unidades vendidas da linha branca (fogão, lavadora de roupa e geladeira, por exemplo). A produção de televisores teve aumento de 1% no período, saindo de 11,3 milhões de unidades em 2017 para 11,5 milhões em 2018. No segmento ar condicionado no modelo "janela", o número passou para 416 mil produtos comercializados. A linha split e os ventiladores também registraram um aumento, apesar de menos significativo, o que não deixa de ser um sinal das altas temperaturas registradas no país, o que acaba fazendo com que as compras de produtos que possam contribuir para amenizar as altas temperaturas sejam ainda maiores, movimentando o segmento.
Para a Contato Comp , fabricante de contatos elétricos , esse é um importante indicador para os trabalhadores que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. "Responsável por aproximadamente 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o setor tem grandes chances de empregar cada vez mais pessoas, seja para a produção direta dos produtos ou para outras atividades secundárias, mas indispensáveis como a manutenção", afirma a empresa que reforça a importância de investir na conservação dos equipamentos utilizados na produção. "Se realizados os reparos e ajustes periodicamente, a fabricação dos eletroeletrônicos será mais ágil e com menos custos aos empresários, o que é fundamental para aumentar a produtividade". Por fim, a fabricante de contatos elétricos destaca a necessidade de confiar o serviço a profissionais qualificados. "Investir em especialistas, além de fomentar o mercado de trabalho, garante uma execução de qualidade", finaliza.
No início de 2017, a Eletros anunciou a expectativa de fechar o ano com crescimento de até 15% em 2018 e chegou a anunciar, no meio do ano, alta na produção de 14,6%. Para 2019, o objetivo é crescer entre 5% e 10% — número que pode até aumentar dependendo do tabelamento do frete, principal reclamação do setor atualmente. Toda essa perspectiva de aceleração da economia com a venda de eletroeletrônicos aumenta as produções e, consequentemente, as oportunidades de emprego também crescem, o que é fundamental para a economia do país.
A Eletros é uma associação que reúne os maiores fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos de consumo do País. Ao todo, são 31 empresas associadas, que representam marcas importantes dos segmentos de linha branca, áudio e vídeo (linha marrom) e linha de portáteis. Frequentemente, a empresa divulga dados importantes para os empreendedores do setor e realiza projeções para os próximos meses.
Website: https://www.contatocomp.com.br/