Com o streaming em alta e faturando mais de $160 milhões de dólares ao ano no Brasil, segundo a IFPI, a rotina de escritórios que gerenciam artistas gospel vem sofrendo grandes transformações
A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) mostra em seus números globais que meios como o CD, o DVD, o LP e a fita cassete já não reinam mais. Ao contrário, perderam a primazia global para o streaming, que representa US$ 6,6 bilhões, ou 38,4% de todas as receitas do setor fonográfico. No Brasil, o streaming já é imbatível: US$ 162,8 milhões em faturamento, ou 55,1% do mercado fonográfico nacional, contra pouco mais de 5% das mídias físicas. Sendo o Gospel o gênero que ainda mais vende no Brasil. Prova disso é que a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) reduziu gradativamente os níveis de certificação, por exemplo, disco de Ouro sai de 100 mil cópias em 2004 para 40 mil em Janeiro de 2010. Prova de que o consumo vem migrando a cada ano.
Um dos exemplos no mercado desde 2008 quando abriu as portas, a Criativum Assessoria e Marketing dirigida por Paulo Alberto, administra carreira de artistas e executa projetos e colaborou de forma significativa com produções e ações dentro do mercado fonográfico brasileiro e no relacionamento com artistas internacionais. A soma total do que seus clientes venderam ultrapassam a marca de 9 milhões de Cds e Dvds. Além disso, a linguagem e métodos adotados expandiram o nicho de atuação sendo requisitado dentro de empresas. Um dos trabalhos mais expressivos, é o desenvolvido junto ao Renato Follador, Presidente do Fundo Paraná, que administra Planos de Previdência e tem um patrimônio de mais de 110 milhões de reais.
O mercado de hoje em comparação ao de 10 anos atrás é um tanto quanto diferente. Os números mudaram, a forma de consumo migrou, as vendas do conteúdo físico caíram, as métricas deixaram de ser os números exorbitantes de reprodução de Cds ou Dvds que faziam com que grupos de fãs celebrassem a boa fase do seu artista favorito. Hoje, os números de views, marcas pós-lançamento, seguidores em plataformas e engajamento, ditam a regra.
Artistas nacionais como Heloisa Rosa, Eliane Silva, Shirley Carvalhaes, Suelen Lima, Catia Regiely, Ludmila Ferber, Lydia Moisés, Megafone, Kathleen Jungles, entre outros, já tiveram suas agendas, carreiras, projetos ou parcerias no comando de Paulo Alberto.
Os internacionais Jeremiah Bowser e Amber Brooks, (com quem Paulo gravou um CD AO Vivo), Gabriel Wilson, Clebiane, Suellen de Jesus, Fabiana Lopes, Thiago Makie, Nell Bandeira e Bidu tiveram seus nomes expostos no Casting e projetos executados nos dois países.
A atuação do profissional não se limitou apenas ao cuidado e estratégia com cada cliente de forma específica. Por muitos anos, assinou as páginas da badalada Revista Show Gospel, atuou no comando de programas de rádio e produção de eventos, como o Festival Novas Promessas que aconteceu em Curitiba promovido pela Rede Globo (RPC), produção esta que rendeu premiação entregue pelas mãos do então prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, no palco da grande final.
Tamanha dedicação colocou Paulo Alberto em destaque, recebendo premiações expressivas como Troféu de Ouro, levando por dois anos seguidos o prêmio de melhor Profissional do Mercado da área e produtos que levam seu nome na ficha técnica na vitrine nacional e internacional.
"Poder ver o meu trabalho sendo reconhecido através do voto popular me deixa feliz pois sei que tudo que nós fazemos é com muita dedicação. Os dois prêmios que levei no Troféu de Ouro como melhor Profissional do Mercado em 2015 e 2016, respectivamente, consolidaram aquilo que o público já dizia. Além do prêmio de diversos artistas que tive o prazer de participar de algumas produções", diz Paulo Alberto.
Trazemos um destaque para Elaine de Jesus, artista que faz sucesso no Brasil e reside nos Estados Unidos. Com milhões de Cds vendidos, milhões de seguidores e views a perder de vista, Elaine é, sem dúvida, um dos maiores nomes da música gospel no País. Desde 2007, Paulo e Elaine desenvolvem uma série de projetos em conjunto, que percorreram todo o Brasil e muitos outros países. Paulo Alberto participou da produção dos Cds Transparência, Celestial, Escolhidos, Somos a Igreja e dos DVDs Elaine de Jesus - 15 anos e Manifestação da Glória que comemora os 20 anos de carreira, lançado pela Sony Music.
Produziu o programa Talentos Gospel no Brasil e em parceria com a Boston Media Emporium (BME) dirigiu alguns episódios do programa gravado no exterior. A colaboração na TV foi extensa, atuando como assessoria tanto nas participações de clientes quanto na construção de quadros. Produziu diversos clipes junto a Pix2, obtendo notoriedade nas plataformas digitais. Desenvolveu durante esses últimos anos trabalhos junto a diversas igrejas no tocante a eventos, seminários e ações que envolvem a sociedade com o intuito de provocar uma possível mudança de mente e comportamento. Para 2019, Paulo Alberto prepara novas ações e parcerias. A lista de colaboração é imensa, o que nos leva a afirmar que a atuação do profissional no mercado foi e é extremamente positiva.
Website: http://www.facebook.com/criativum