Como a automação de força de vendas faz empresas crescerem
Como um sistema ERP pode auxiliar na automação da força de vendas da empresa
Grande parte das empresas está se transformando, tanto na parte tecnológica, quanto em gestão e ferramentas. Com isso, as distribuidoras estão alcançando números ainda mais altos. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o setor teve um crescimento de 4,29% no faturamento em 2020 e, para 2021, a expectativa é repetir o número ou crescer ainda mais.
Isso está ligado a diversos fatores, entre eles, o modo de vendas. Este que, ao longo dos anos, se tornou cada vez mais diferente, se aperfeiçoando e ficando, até mesmo, mais fácil de vender, por meio de tecnologias e da própria automação da força de vendas.
Antes de falar em automação da força de vendas, é necessário entender o que é a força de vendas. Ela serve como uma das principais partes para movimentar a parte financeira da empresa. Os objetivos são a venda de produtos e/ou serviços. Essa força de vendas é essencial para as empresas, e pode ser ainda melhor, se automatizada.
O que é a automação da força de vendas
A automação da força de vendas é uma aplicação utilizada por um vendedor externo. Este vendedor trabalha para uma distribuidora, na qual é possível tirar pedidos para o cliente, diretamente do celular ou do computador.
Um grande diferencial para transformar o negócio do cliente e potencializar o lucro é utilizar de ferramentas junto com as forças de vendas. Entre elas, o ERP, que permite com que o vendedor consulte o estoque pelo aplicativo no celular, em tempo real. O que eleva a qualidade do serviço, podendo tirar o pedido de modo remoto.
ERP e as vendas
O aplicativo utilizado para essa automação de vendas é integrado com um ERP. Assim, possibilita o acesso na palma das mãos, como falado no acima. Dessa maneira, o estoque fica disponível para que o vendedor veja tudo o que precisar, antes de fazer a venda, agilizando tanto para o cliente, quanto para a distribuidora.
Quando se usa um sistema de ERP para a automação da força de vendas, tudo é agilizado, fornecendo as melhores informações sobre a empresa. Assim, é possível ao gestor obter os pedidos de todos os vendedores. Estes, feitos por meio do sistema de gestão empresarial.
Segundo José Claudionor, esse recurso pode transformar a empresa: "ter uma automação da força de vendas vai permitir cadastrar um cliente e consultar suas restrições. Assim, é possível tomar a decisão de vender ou não para aquele cliente. E, com isso, saber qual limite de venda ele pode ter. Tudo isso é feito de maneira rápida e fácil".
Sem essas informações, a empresa corre o risco de vender e não receber. Além disso, pode ser que faça a venda e não entregue. Sendo assim, o sistema traz diversas melhorias para a empresa, com o fortalecimento da gestão e das vendas.
ADV Tecnologia
Há 25 anos no mercado de software, a ADV Tecnologia não oferece apenas um ERP, mas diversas soluções para facilitar a gestão, tais como: automação para força de vendas, cubo analítico, chão de fábrica, dashboard para celular, antecipação de recebíveis e mais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de customização do sistema, de acordo com os processos operacionais de cada negócio.
Website: https://www.advtecnologia.com.br/automacao-da-forca-de-vendas/