Como utilizar o marketing digital a favor dos negócios em 2020?
Empresa fala sobre o marketing na atualidade e como explorar seus recursos da melhor forma
Quando se pensa em Marketing Digital, muito se fala em assuntos como seguidores, curtidas e vários outros temas que remetem a números exacerbados e uma infinitude de interações. Definir a importância, porém, de cada um é uma tarefa mais complexa. Assim, ter em mente as principais tendências do mercado no mundo digital da publicidade e propaganda é essencial para desenhar boas estratégias e atingir as principais metas de qualquer negócio.
A pesquisa E-commerce Trends 2018 calculou que quase metade dos vendedores on-line entrevistados estão insatisfeitos com suas vendas. Em um mercado no qual, de acordo com a mesma análise, 98% dos usuários da internet já fizeram algum tipo de compra em loja virtual, 46,9% dos vendedores apresentarem insatisfação é um dado alarmante. Mas como resolver este problema?
Inbound Marketing
Conjunto de estratégias para educar, informar ou entreter futuros clientes e converter vendas a partir da criação de publicações segmentadas e relevantes. o Inbound Marketing é, de fato, uma tendência no cenário digital. Baseado em três pilares, o marketing de atração é centrado em SEO, produção de conteúdo e redes sociais. O que diferencia do formato tradicional (Outbound) é que nele a empresa não busca os clientes e, sim, o contrário (por meio do consumo de conteúdo).
Sócio da Legacy Tecnologia e Comunicação, Antonio Erasmo é especialista em estratégia publicitária e afirma que os métodos tradicionais de propaganda estão perdendo força. "O Inbound Marketing tem tido tanto sucesso porque explora as potencialidades do serviço [ou produto] agregando valor à marca. O melhor marketing do mundo não parece marketing. Assim priorizamos trabalhar em nossa agência", comenta o empresário.
Content Marketing
O Marketing de Conteúdo, como o próprio nome já diz, é focado na produção de material relevante para que a atração de clientes seja ainda maior. Apesar de ser braço do Inbound, seu objetivo não é converter vendas, mas atrair o público para o consumo das publicações. A principal característica está no vasto leque de possibilidades para agir.
De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas já trabalham com o Marketing de Conteúdo. Dentre aquelas que ainda não utilizam, 85,8% pretendem fazer o seu uso como forma de buscar novos compradores.
Os dados também mostram: as empresas que adotaram o Content Marketing recebem 30% mais visitas no seu site e geram 40% mais leads. Vale destacar, contudo, que o consumo majoritário de conteúdo é via smartphone (89%).
Outro sócio da Agência Legacy, Inã Zoé, comunicador e especialista em branding, define o Marketing de Conteúdo como uma "estratégia leve, envolvente e eficaz". "O problema é que muitas pessoas e empresas enfrentam um grande desafio na hora de gerar este conteúdo. Sem frequência nos posts e valor agregado ao material produzido, o efeito pode não ser o esperado", destaca Inã.
"Algumas soluções para resolver este impasse têm sido a contratação de agências especializadas neste tipo de estratégia, ou mesmo de ferramentas de baixo custo que direcionam o trabalho dos empresários e empreendedores no dia a dia. Uma delas é o Calendário de Conteúdo Para Redes Sociais", finaliza o especialista.
Explorando recursos
Mesmo que a produção de conteúdo consiga trazer informações em variados formatos capazes de prender a atenção do leitor/ouvinte/espectador, saber se posicionar na web é imprescindível para extrair o máximo do alcance que o meio propicia. O uso de tags, geolocalização, carrosséis e afins é benéfico se pensado e executado de maneira consciente e estratégica.
Inã Zoé acredita que esses recursos disponibilizados pelas redes sociais são capazes de excelentes resultados. "Hoje, por exemplo, o Facebook e o Instagram possibilitam de maneira muito fácil fazer estas marcações, o que aumenta expressivamente a chance de que pessoas vejam aquele conteúdo", ressalta o comunicador.
Marketing 4.0
A era da conectividade está acontecendo e é preciso se adaptar. Philip Kotler traça em seu livro a trajetória do Marketing, desde 1.0 ao 4.0, que segundo ele é a cara do futuro. As relações entre vendedor e consumidor agora se constroem de maneira horizontal, a pessoa que compra espera uma experiência que gere valor para sua vida. Por isso, qualquer empresa precisa ter uma razão para estar ali de pé. Como uma linha capaz de conectar vários pontos dispersos, a web facilita para ambos os lados se bem utilizada.
Um dos ex-responsáveis da Uber no Centro-Oeste e sócio da Legacy, Thiago Rocha acredita que as empresas devem proporcionar experiências novas e positivas aos clientes. "A jornada do cliente não tem mais fronteira entre online e offline. Hoje em dia, as ferramentas digitais são a ponte, não o abismo", diz.
Ainda segundo Thiago, a agência busca contribuir com o mercado ao oferecer cursos sobre gestão de mídias sociais. "Sempre falamos que informação é de graça. A Legacy carrega em sua essência a vontade de entregar ao público soluções que melhorem suas vidas como um todo. Nesse caso, ofertamos por um preço acessível a possibilidade de profissionalizar as redes sociais dos empresários", afirma.
Entretanto, ressalta o diretor, esse trabalho de cuidado com as mídias digitais pode demandar esforço e tempo que nem todo dono de negócio vai ter. "Por isso, criamos pacotes de serviços de gestão das redes sociais. Fazemos o briefing completo e alimentamos diariamente os perfis dos contratantes. Sempre com conteúdo profissional, estrategicamente pensado e construído com o cliente e que geram resultados comprovados no segmento de mercado de cada negócio", explica Thiago.
A presença offline
Ainda que o mundo digital tenha aproximado as pessoas de uma maneira jamais vista, qualquer empresa que queira ampliar as conquistas precisa ter marca no mundo real. Conciliar as duas realidades deve ser o objetivo daqueles que desejam o sucesso no espectro do marketing.
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