Consórcio apresenta proposta de solução conjunta para gestão de resíduos no Interior paulista
O Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) realizará no dia 9 de outubro, em Nova Odessa, um evento para apresentar e debater o seu plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta, com apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde), deverá permitir que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional de Meio Ambiente.
A falta de saneamento básico está diretamente ligada a casos de diarreia e dengue, ocasionando altos índices de abstenção ao trabalho. "Obras de infraestrutura, como fornecimento de água, tratamento de esgoto e gestão de resíduos exigem uma enorme dotação orçamentária e é claro que cidades pequenas não têm como tirar do papel questões tão importantes sem a ajuda de outras entidades", analisa Maurício Brusadin, secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, que deverá realizar a abertura do evento.
Hoje, no Estado de São Paulo, 508 cidades, de um total de 645, possuem menos de 50 mil habitantes. "O consorciamento de cidades que tenham interesses comuns é uma realidade capaz de transformar o Estado de São Paulo. Juntas, as cidades podem encomendar estudos precisos e claros, capazes de apontar tudo o que é comum, assim como tudo o que é exclusivo a cada uma delas", diz Luigi Longo, responsável pela área de consórcios, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas da Secretaria de Meio Ambiente.
"Cidades diferentes podem ter realidades e necessidades diferentes, mas é importante perceber que ao reunir macro ou até microrregiões, conseguimos ganhar escala, atrair investidores e por consequência, atrair a iniciativa privada para fornecer as soluções necessárias a cada uma destas regiões", pondera Benjamin Bill, prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares.
"Ao reunir médias e pequenas cidades, podemos distribuir com melhor razão os investimentos naquela região, fazendo com que todas cresçam de forma equânime e regular, o que evita o êxodo de pequenas cidades e seu abandono", completa o secretário Maurício Brusadin.
O evento é gratuito e será destinado a gestores públicos, prefeitos, vice-prefeitos, empresários do setor de saneamento, ministério público, acadêmicos e sociedade civil organizada. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ci.eco.br/inscricao
Website: http://www.ci.eco.br/inscricao