Correção do movimento relacionado às atividades diárias pode evitar dores, diz Dra. Shirley Sahrmann, referência mundial em fisioterapia esportiva
"Correção do movimento relacionado as atividades diárias pode evitar patologias e dores". Afirmação é da Dra. Shirley Sahrmann, reconhecida mundialmente como grande responsável pelas abordagens voltadas às disfunções do movimento e professora da Universidade de Washington. De acordo com ela, o fisioterapeuta é responsável pelo " sistema do movimento humano" e deve ter uma visão sistêmica do corpo humano.
"Isso faz com que o profissional consiga otimizar o movimento para melhorar a experiência humana. Tudo envolve movimento e os fisioterapeutas precisam entender que nós somos responsáveis pelo sistema do movimento, para que as pessoas conheçam essa expertise", disse.
Segundo Sahrmann, a forma como as atividades diárias são desempenhadas é crucial. "Movimentos repetitivos e a postura podem alterar funções do corpo e causar dor. Esta afeta as pessoas de maneira diferente, já que há diferença de altura, de peso, da demanda de atividades, entre outros. Essas diferenças influenciam a adaptação do tecido", pontuou.
Após apresentar dados de pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos, a pesquisadora afirmou que a dor musculoesquelética é questão de estilo de vida, assim como outros problemas de saúde. A dor lombar foi um dos exemplos citados. Um estudo da pesquisadora americana, a fisioterapeuta e PhD Linda Van Dillen, citado por Sahrmann, acompanhou grupos de pessoas com dor lombar que praticaram diferentes exercícios, mediante orientação fisioterapêutica. Após seis meses, todos os grupos haviam melhorado, mas somente os que mantiveram os novos hábitos mantiveram a curva de melhora após esse período.
"A chave é manter a coluna em posição neutra quando se faz as atividades diárias. Acreditamos que essa demonstração do movimento lombar é o mesmo que acontece no dia a dia. Assim, o estilo de vida pode induzir patologias", avaliou. Para a doutora, os fisioterapeutas devem entender e aplicar exames específicos para um diagnóstico baseado no sistema de movimento.
A Dra. Shirley Sahrmann falou para uma plateia de mais de 1.400 fisioterapeutas, professores e estudantes de vários países durante a palestra magna de abertura do VIII Congresso Brasileiro e VI Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - Sonafe, que acontece em Caldas Novas (GO), até o próximo dia 15.
O evento - Esse é o maior Congresso já realizado pela SONAFE no Brasil. "Queremos elevar a fisioterapia esportiva no Centro Oeste. O evento atrela as partes científica e prática, com a presença de grandes nomes internacionais e nacionais em simpósios, palestras, mesas redondas e workshops", pontua a presidente do Sociedade, Luciana de Michelis Mendonça. Para o presidente do Congresso, o fisioterapeuta esportivo Thiago Vilela, a especialidade passa por uma nova fase. "Além de nos dedicarmos aos nossos pacientes com profissionalismo e ética, devemos contribuir para o fortalecimento da fisioterapia esportiva para auxiliar no processo de melhora dos movimentos e da qualidade de vida".
Website: http://www.sonafe2017.com.br