Covid-19: estresse pode desencadear doenças da pele
Se por um lado a Covid-19 proporcionou aos brasileiros a oportunidade de ficar em casa com a família e descansar, por outro está causando grandes preocupações. Frente à pandemia, as incertezas relacionadas ao trabalho, saúde e segurança causam noites mal dormidas e alto índice de estresse.
Além de aumentar o risco de complicações no coração - como pressão alta e infarto -, infecções e depressão, o estresse também pode prejudicar a "pele , pois o excesso de cortisol - hormônio liberado pelo estresse - é capaz de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de enfermidades dermatológicas como psoríase, vitiligo, herpes, dermatites, queda de cabelo, acne, envelhecimento precoce, alergias, furúnculos, líquen, rosácea, dentre outras.
A dermatologista Maria Ligia Mendonça afirma que estas são doenças da "pele sofrem forte influência psicológica. Por isso, segundo ela, para driblar o problema é preciso identificar os fatores que estão causando o estresse. "Algumas medidas ajudam a desestressar como dormir bem, fazer terapia, praticar atividade física e investir tempo em atividades que dão prazer", pontua.
Ela explica que a alimentação balanceada também está diretamente relacionada à prevenção de algumas doenças da "pele . "A acne, por exemplo, piora com a má alimentação, principalmente com frituras e doces", detalha a dermatologista. Ela frisa, ainda, que outro fator importante de prevenção é estar com a "pele sempre hidratada. "É preciso beber bastante água e se render a tratamentos dermacosméticos", sugere.
CUIDADO COM A PELE
Tornar o cuidado com a "pele um hábito é uma tarefa que exige dedicação e paciência. Porém, quando conquistada, traz grandes benefícios. A dermatologista Maria Ligia Mendonça afirma que nunca é tarde para começar a cuidar da "pele . Contudo, quanto antes, melhor para a prevenção do envelhecimento e tratamento de doenças como a acne. "Cuidados simples do dia a dia podem fazer uma grande diferença para que a "pele esteja sempre saudável e rejuvenescida", salienta. Ela lembra que cada tipo de "pele demanda um tratamento específico, com produtos individualizados que devem ser indicados pelo dermatologista.
Neste tempo da Covid-19, que tal aproveitar estes dias confinados "em casa" e criar uma rotina de autocuidado e amor próprio? Maria Ligia pontua cinco passos básicos para o tratamento noturno da "pele do rosto:
1) Limpeza
Utilize lenço demaquilante ou solução tônica. O primeiro retira melhorar a maquiagem do dia a dia, principalmente na região dos olhos. Para a limpeza da "pele em si, a solução tônica é bastante eficiente, retirando, inclusive, as impurezas.
Em seguida, lave o rosto com sabonete adequado para a sua "pele . Se essa lavagem for feita durante o banho, o ideal é usar a água em uma temperatura mais fria. Água quente pode gerar oleosidade e dermatites.
2) Hidratação
A hidratação do rosto acontece depois da limpeza adequada da pele. Faz-se uma camada fina de hidratação para que sua "pele tolere melhor os ácidos e demais tratamentos, e não fique com a sensação da "pele seca. Importante: mesmo quem tem "pele oleosa deve seguir este passo da hidratação com um produto específico para o tipo de "pele .
3) Tratamento
Os cremes de tratamento são recomendados pelo dermatologista de acordo com a necessidade de cada paciente. Eles possuem componentes para tratamentos de acnes, envelhecimento, e outros. A maioria dos dermocosméticos das farmácias possui ácido hialurônico. Devemos passar no rosto e pescoço.
4) Tratamento das áreas específicas
Algumas áreas da face necessitam de cuidados especiais, como a região dos olhos. Os produtos são voltados especificamente para estas áreas, tratando olheiras e rugas de expressão.
5) Hidratação das áreas específicas
Assim como algumas áreas precisam de um tratamento específico, elas também demandam uma hidratação individualizada, como os lábios. Outra dica, principalmente nestes dias em casa, é hidratar as unhas rotineiramente, deixando-as sem esmaltes.
Website: http://marialigiadermato.com.br