Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Crescimento do segmento Pet Vet reforça os cuidados com animais de estimação

6 fev 2019 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com dados da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação - o setor faturou cerca de 20,3 bilhões em 2017, com um crescimento de 7,9% em comparação a 2016, e para 2018 analistas estimam que o crescimento tenha ultrapassado 2 dígitos, fazendo com que o Brasil figurasse entre os 3 países que mais faturaram, ficando atrás apenas dos EUA e do Reino Unido.

Foto: https://pt.freeimages.com / DINO

Estes índices podem ser justificados pelo crescimento do número de animais de estimação existentes no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil, sendo que 52 milhões são cães, 22 milhões são gatos e o restante está dividido entre aves, peixes e outros animais exóticos.

Mas não é só isso. O crescimento do mercado pet também está relacionado com a mudança de comportamento das famílias brasileiras em relação aos seus animais de estimação. É notável o aumento do afeto existente na relação entre pets e tutor e na forma com que estes animais são considerados membros da família.

Isso significa que há uma preocupação cada vez maior com a saúde e bem-estar dos pets, principalmente cães e gatos, refletido na adoção de serviços e produtos que visam proporcionar uma vida mais saudável e longa para os animais de estimação.

Esta mudança de comportamento dos tutores pode ser observada no crescimento de alguns segmentos deste mercado: o segmento de alimentação (Pet Food), apresentou crescimento de 9,9%; o de cuidados (Pet Care) 5,5%; e o de medicamentos (Pet Vet) 7,0% na comparação entre 2016 e 2017, segundo dados da Abinpet.

O crescimento do segmento Pet Vet em específico mostra o aumento do cuidado com a saúde de pets, não só de forma emergencial e reativa, mas também preventiva, com o uso de suplementos e antiparasitários como medicamentos antipulgas, anticarrapatos e vermífugos.

De acordo com o especialista em comportamento animal Rodrigo Caldarelli, a prevenção contra parasitas como pulgas, carrapatos e piolhos, assim como de doenças transmitidas por flebótomos, como a dirofilariose e leishmaniose canina, é uma das principais preocupações dos tutores.

Essa preocupação é intensificada durante o verão, quando há um aumento significativo nas infestações de pulgas e carrapatos, já que o ciclo de vida destes parasitas é acelerado pela umidade e pelas temperaturas mais altas. Sem contar a alta proliferação de mosquitos responsáveis pela transmissão do verme do coração e da leishmaniose, em especial em áreas consideradas endêmicas, como regiões litorâneas ou próximas a represas.

Motivados pelo potencial deste mercado, laboratórios especializados em saúde animal não poupam investimentos ao inovar e apostar em novas tecnologias para desenvolver medicamentos antiparasitários cada vez mais eficazes.

É o caso da MSD Saúde Animal, que inovou ao lançar o antipulgas e carrapatos Bravecto, um comprimido palatável e mastigável de longa duração, que protege cães contra pulgas e carrapatos por até 3 meses. O Bravecto é um dos medicamentos antipulgas mais vendidos do mercado e a marca está presente em mais de 150 países, contribuindo também por uma fatia de crescimento do mercado Pet Vet em 2018 no Brasil.

Produtos de uso tópico, como pipetas e coleiras antipulgas também tem se reinventado para oferecer proteções mais completas e duradouras e atender tutores cada vez mais exigentes com a saúde de seus pets.

Muito além do combate a pulgas e carrapatos, a coleira Seresto, desenvolvida pela Bayer oferece proteção contra o mosquito vetor da Leishmaniose Visceral Canina, uma doença grave e que pode ser fatal. Menos conhecida, mas igualmente perigosa, a Dirofilariose Canina - mais conhecida como verme do coração - também pode ser prevenida com o uso de medicamentos antiparasitários, como a pipeta Revolution, da Zoetis Brasil.

Não são apenas os laboratórios de saúde animal que se beneficiam desta tendência de cuidados com a saúde dos animais de estimação, mas também os Pet shops que tem notado um aumento significativo na procura de medicamentos antiparasitários.

A Pet Luni, loja online e especializada em cães e gatos reafirma o que os dados sobre o crescimento do segmento Pet Vet demonstram. "Na Pet Luni trabalhamos com diferentes produtos e acessórios para cães e gatos, mas não há dúvidas que o segmento de medicamentos tem se diferenciado dos demais em sua taxa de crescimento. Temos acompanhado que nosso consumidor vem se preocupando cada dia mais com os cuidados da saúde dos seus animais de estimação e esta tendência deve continuar pelos próximos anos se tornando não só uma alteração de comportamento do consumidor de Pet mas uma mudança de cultura também."

Website: https://www.petluni.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade