Desbancarizados: como as empresas podem se preparar para atendê-los
Em todo o mundo, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas não possui contas em banco, de acordo com um relatório do Banco Mundial no último ano. A falta de vínculo com instituições bancárias também é comum em pequenas empresas brasileiras. Até 2015, segundo o Sebrae, 30% delas não tinham contas.
No Brasil, uma pesquisa feita em 2013 pelo Instituto Data Popular revelou os principais motivos apontados por aqueles que são desbancarizados. Dentre as razões, estão as dificuldades de acesso às agências bancárias, problemas com dívidas em bancos e a comodidade de ter o dinheiro sempre à mão.
Sendo assim, como as empresas podem se adaptar para atender às necessidades daqueles que não possuem conta em banco? Com os passos listados abaixo, é possível atingir esse público.
A importância de flexibilizar os recebimentos
Oferecer diversas formas de pagamento no momento da compra pode ser uma das formas de conquistar os clientes desbancarizados. Atualmente, algumas empresas ainda tentam entender se o melhor para o negócio é receber por boleto ou cartão. Mas, em um mercado cada dia mais competitivo, a flexibilidade na hora do pagamento pode ser o diferencial para os consumidores. Ao diversificar os meios de pagamento, mais pessoas podem ser alcançadas e concluírem as compras, o que é um fator decisivo para a maioria das empresas.
Outro benefício gerado pela disponibilização de múltiplas formas de pagamento é a potencialização das vantagens e a minimização das desvantagens oferecidas por cada um dos meios disponíveis.
As principais soluções de pagamento
As transações financeiras por meio de celulares e internet cresceram nos últimos anos. Segundo o Banco Mundial, o número de contas para recebimentos ou pagamentos por via digital aumentou 76% a nível global, de 2014 a 2017. A pesquisa aponta ainda que, em países como Argentina, Brasil e Costa Rica, aproximadamente 20% dos adultos que possuem contas em banco usam a internet ou a conta móvel para fazer transações. Só na América Latina, 55% dos adultos possuem telefones celulares e acesso à internet.
Para além do cartão de crédito, soluções de pagamento como boleto ou carnê podem ser disponibilizadas impressos ou online como alternativas em empresas de diversos portes e segmentos. Veja a seguir mais informações sobre essas soluções!
Boleto bancário
Por sua praticidade e facilidade, o boleto é considerado um dos principais meios de pagamento. Como o usuário não precisa ter conta em banco, a cobrança é simplificada e pode ser recebida em lotéricas, farmácias, instituições bancárias e pela internet, para aqueles que possuem contas em banco. Há diversas vantagens em receber por meio desse documento, dentre elas estão os seguintes fatores:
- o boleto pode ser emitido por pessoas físicas e jurídicas;
- ao gerar boletos por um sistema de pagamentos, a tarifa cobrada pode ser menor quando comparada às taxas dos cartões de crédito;
- em caso de vencimento, podem ser cobrados juros e multas;
- o boleto é uma excelente forma de receber de clientes jurídicos, como empresas e governos.
Carnês de pagamento
Negócios de assinaturas, pagamentos recorrentes e mensalidades também podem ser beneficiados pelos boletos. Quando os títulos são emitidos em série, formando um carnê, é possível cobrar serviços contínuos e vendas parceladas, por exemplo. Os carnês ajudam profissionais autônomos, provedores de internet, escolas, e muitos outros tipos de negócio, a terem uma renda fixa pelos seus serviços. Tudo isso de forma democrática e acessível para os clientes. Confira outras vantagens desse tipo de cobrança:
- possibilidade de parcelar altos valores de compra;
- acompanhamento de métricas do pagamento recorrente na empresa, facilitando a gestão financeira;
- assim como o boleto, também é possível cobrar juros e multas por atrasos.
Um sistema de pagamentos online permite alcançar os desbancarizados por meio de boletos e carnês, além da possibilidade de receber por cartões de crédito, links de pagamento, assinaturas e marketplaces. Essa possibilidade de diversificação das formas de recebimento é um dos principais motivos pelos quais as plataformas de pagamento vem sendo utilizadas pelas empresas.
As múltiplas opções de pagamento são consideradas fundamentais para outro assunto importante para as empresas: a fidelização de clientes. Para conquistar clientes fiéis no seu negócio, baixe esse guia e comece o seu programa de fidelização!
Website: http://gerencianet.com.br