Diversidade e inclusão ampliam possibilidades econômicas e sociais para as organizações
As discussões sobre diversidade, e mais especificamente sobre a inclusão no ambiente corporativo, vão além do aspecto social e impactam diretamente nos negócios das organizações, melhorando a competitividade e até a lucratividade das empresas, além de reforçar o respeito entre as diferenças. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, consultoria empresarial americana, as empresas com quadros mais diversos têm 35% mais chance de retorno financeiro que a média do mercado. Isso porque, com um quadro de colaboradores composto por pessoas de origens e características diversas, ampliam-se aspectos como criatividade, inovação, engajamento, maior dedicação e novas visões de mundo, permitindo à organização se tornar mais competitiva no mercado e atingir públicos maiores.
Um exemplo disso tem relação com a questão de gênero. Segundo a mesma pesquisa, as empresas com o equilíbrio de gênero podem atingir até 41% de aumento em lucratividade. A realidade no Brasil, no entanto, distancia-se desse ideal. No país, ainda há uma grande disparidade de salários e também de percentuais de ocupação entre mulheres e homens nos cargos decisivos das grandes empresas. Seis em cada dez empresas listadas na Bovespa não têm uma mulher sequer em seus conselhos de administração. Segundo o Instituto Ethos, por exemplo, as mulheres executivas recebem até 24% menos que os homens ocupando os mesmos cargos. Nas 500 empresas brasileiras pesquisadas neste mesmo estudo, apenas 2% dos funcionários são pessoas com deficiência, o que é somente o mínimo exigido pela lei.
A especialista Elaine Terceiro, consultora em Treinamentos de Diversidade, vem alertando em seus estudos e palestras para a importância da identificação dos grupos minorizados e dos benefícios da inclusão dessas pessoas no ambiente corporativo. "As empresas perceberam que a diversidade e a inclusão são relevantes para a geração de inovação, criatividade, melhoria do clima organizacional, produtividade, vantagem competitiva e retorno de reputação e imagem. O retorno é positivo para todas as pessoas, para a sociedade e para as organizações", destaca.
Elaine Terceiro vem a Fortaleza no dia 21 de maio para fazer a palestra "Diversidade nas Organizações" durante o Connex19, evento que será realizado no auditório do BS Design Corporate Towers, numa promoção da AD2M Engenharia de Comunicação. Voltado para empresários, formadores de opinião e outros agentes tomadores de decisão no mercado, o Connex19 propõe trazer ao Ceará um debate global e provocar mudanças positivas nas empresas. O evento de comunicação e gestão é lançado no mês em que a AD2M celebra 23 anos de atuação, e levanta temas de interesse do mercado com aplicabilidade nos negócios locais.
"Elegemos o tema diversidade nas organizações porque entendemos a importância da comunicação neste processo de compreensão dessa realidade e o papel dos jornalistas em pautarem este assunto e ampliarem a discussão. Esse tipo de debate nos provoca a refletir e a fugir dos vieses inconscientes do preconceito, trazendo para dentro das nossas empresas um leque maior de pensamentos e possibilidades não só sociais mas também econômicas", afirma Djane Nogueira, sócia-fundadora e diretora da AD2M. Nesse sentido, o Connex19 traz a ideia de que, ao assumirem uma postura inclusiva e um quadro de colaboradores cada vez mais diverso, as empresas colaboram para a inclusão dos grupos minorizados e ampliam o potencial inovador dos negócios.
Sobre o Connex19
Realizado pela AD2M Engenharia de Comunicação, o Connex19 é um evento de Comunicação e Gestão que oferece atualização para empresários, executivos e profissionais por meio da discussão de temas de interesse do mercado. O foco do evento é a apresentação de tendências de vanguarda com real relevância para os públicos, tratadas de modo acessível e em sintonia com sua realidade. A AD2M Engenharia de Comunicação é a realizadora do Connex19.
Sobre a AD2M Engenharia de Comunicação
A AD2M Engenharia de Comunicação oferece o que há de melhor no universo da comunicação corporativa, com amplo portfólio, consistente rede de relacionamentos e equipe qualificada. Comemorando 23 anos de atuação, presta serviços nas áreas de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Mídias Digitais e Monitoramento de Mídia.
Sobre a palestrante
Elaine Terceiro é mestranda em Educação Sexual pela Unesp, graduada em Psicologia pela FMU, com MBA em Marketing pela FGV. Atua há 22 anos no segmento de serviços nas áreas de atendimento a clientes, ouvidoria externa e interna, clima e cultura organizacional e ética. Membro e palestrante da Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman (ABO) e Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC), desenvolveu sua carreira no Banco Sudameris (grupo ABN Amro Bank) onde permaneceu por nove anos e posteriormente no Banco Itaú onde permaneceu por sete anos. Na Atento Brasil, por sete anos, foi superintendente de Responsabilidade Social, Comunicação Interna e Ouvidoria Organizacional; líder do Comitê de Ética da empresa. Consolidou o Programa de Diversidade, a plataforma de canais internos da empresa e implantou a Ouvidoria de Colaboradores. Ganhadora do Prêmio Ouvidorias Brasil por quatro vezes.