Empresas B2B buscam novas estratégias de marketing digital frente aos avanços da Indústria 4.0
Com um mercado competitivo e consumidores mais exigentes, empresas procuram meios para aumentar as vendas em um curto período
O objetivo não mudou, aumentar as vendas continua sendo a principal meta de empresas B2B. Mas, como conquistar consumidores cada mais exigentes e com acesso em tempo integral à internet? Os hábitos de consumo mudaram e, com isso, o marketing digital tornou-se parte dos pilares para alcançar o sucesso.
Segundo o estudo The Shopper Story 2017, desenvolvido pela Criteo, empresa francesa especialista em tecnologia para e-commerce, 79% dos consumidores no Brasil usam, frequentemente, meios online e offline durante sua jornada de compra.
Dessa forma, antigos modelos de vendas, que incluíam cold call e vendedores porta a porta, não são mais suficientes. Para suprir as recentes necessidades do mercado, é necessário inserir tecnologias e processos mais complexos de vendas.
Transformações da Indústria 4.0
O atual mercado exige um grande desafio para gestores empresariais. Afinal, a 4ª revolução industrial, focada em inteligência, mobilidade e dados, já é uma realidade. Os consumidores B2B têm cada vez mais conhecimento em tecnologia e estão trabalhando em casa ou pelo celular, enquanto estão viajando ou presos no trânsito.
Segundo o CEO da ASB Marketing e especialista em Marketing Digital, Aquiles Casabona, "empresas que não se adequarem às mudanças da Indústria 4.0 correm o risco de ficarem para trás, e muito rápido".
Da mesma forma, o "guru" do marketing digital, Philip Kotler, em seu recente livro "Marketing 4.0: Mudando de Tradicional para Digital", diz que as novas tecnologias afetaram significativamente o marketing tradicional e as empresas precisam se adaptar a essa atual maneira de converter vendas. O marketing deve se adaptar à mudança da natureza do cliente e aos caminhos do cliente na economia digital", afirma.
Novo jeito de fazer Marketing Digital
Mas estratégias de marketing digital dão resultado na prática? Quanto tempo você, diretor de vendas ou empreendedor, está disposto a esperar para obter o retorno sobre seu investimento (ROI) em marketing?
Criado nos Estados Unidos em 2009, o Inbound Marketing é uma das principais estratégias para capturar leads qualificados (contatos de potenciais clientes que demonstraram alto interesse de compra). Essa metodologia consiste em criar ações de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais, com intuito de atrair esses leads e convencê-los a comprar.
No entanto, o Inbound Marketing demora cerca de seis meses a um ano para performar. E, para Casabona, como consequência de períodos de crise, as empresas estão resistentes a aderir esse tipo de metodologia.
Segundo ele, estratégias que não geram resultados imediatos são questionadas e, aos poucos, estão sendo abandonadas. "Com isso, chegamos na fase de Oceano Vermelho para o Inbound Marketing".
Como alternativa, Casabona alerta sobre a possibilidade de criar ações mais diretas que tenham retorno rápido e qualificado. "Na ASB Marketing, implementamos um novo plano de negócio, que se mostrou um tiro certo para reposicionar a agência. Mudamos nosso jeito de trabalhar, por meio de uma metodologia unificada, que une Inbound Marketing e Outbound Marketing, que é uma estratégia mais agressiva para captar leads qualificados", explica.
O Outbound Markting ainda é pouco explorado no Brasil. No entanto, tem se mostrado eficiente para geração e qualificação leads. Nessa metodologia, cria-se uma lista de potenciais clientes e os qualifica por meio de uma cadência de e-mails (follow-ups). Assim, o contato do possível cliente só passado para área comercial quando estiver pronto para venda.
Segundo dados da Inside Sales de 2015, 35% a 50% dos fechamentos vão para o vendedor que entrar em contato primeiro. Com isso, apostar em follow-ups tende a agilizar o processo de vendas e a diminuir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
ASB Marketing
A ASB Marketing é uma agência de marketing digital com foco em escalar resultados de vendas de empresas B2B. Com criatividade e trabalhos personalizados, a agência visa trazer ações efetivas desde a geração de novos leads até a conversão deles em novos clientes. Tudo isso de olho nas principais tendências de marketing, novas tecnologias e inovações.
Site: asbmarketing.com.br
Website: http://asbmarketing.com.br/