Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Empresas brasileiras estão criando novas Startups com metodologia de empreendedorismo do consagrado MIT - Massachusets Institute of Technology

Empresas já estabelecidas utilizam metodologia de empreendedorismo do MIT para criar Startups que prometem revolucionar o mercado.

22 jan 2019 - 19h09
(atualizado em 23/1/2019 às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a revolução da era da informação, tivemos significativas mudanças nos padrões de consumo e o surgimento de novas formas de se fazer negócio. Neste ambiente, se proliferaram em velocidade exponencial Startups em diversos segmentos.

Foto: Divulgação / DINO

A criação de novos modelos de negócios, altamente disruptivos e escaláveis, com ausência de ativos materiais na base do negócio, fez emergir em mercados tradicionais, verdadeiros gigantes (ou Unicórnios), que, em muitos casos, surgiram em garagens e aniquilaram empresas com muito caixa e já estabelecidas há décadas.

Podemos citar como exemplos, a Uber que é a maior empresa de transporte de pessoas do mundo e não possui nenhum veículo em sua frota. Ou ainda o AirBnb que não possui imóveis e atualmente aluga milhares de quartos todos os dias, entre muitas outras.

Assim, empresas tradicionais começaram a não só se preocupar com a "concorrência" existente em razão das Startups, bem como, com a nova realidade estabelecida no mercado em geral.

Mais do que se proteger da concorrência, as empresas já estabelecidas precisam inovar para se adequar às novas realidades do mercado.

Porém a grande questão, tanto para novas Startups, quanto para empresas tradicionais é como construir um novo modelo de negócio adequado a era da informação.

Esse é um grande desafio para todos!

O professor Bill Aulet do MIT - Massachusets Institute of Technology, a Universidade número 1 do mundo em negócios, de acordo com a ranking de 2019 do The Times Higher Education World University, criou uma metodologia para construção de negócios disruptivos, o "Disciplined Entrepreuneurship".

A metodologia desenvolvida pelo professor Bill, chamada em português de "Empreendedorismo Disciplinado: 24 passos para uma Startup bem-sucedida" oferece uma abordagem passo a passo completa, integrada e comprovada para criar produtos inovadores e altamente bem-sucedidos. Foca em um processo iterativo que leva a uma solução excelente e aprimorada — a base para toda empresa.

Independentemente de seu negócio se concentrar em desenvolver um produto físico, serviço ou disponibilizar informações, a metodologia Empreendedorismo Disciplinado divide os processos necessários em 24 etapas que qualquer pessoa dedicada pode aprender.

Criar um modelo de negócio é um processo complicado, assim, uma estrutura sistemática vai lhe permitir reduzir o risco de falhar, em cada uma das etapas, identificando e esquematizando as áreas que são controláveis.

De acordo com João Touma - Consultor e Professor certificado pelo GEB do MIT em Teaching New Ventures Leadership, "A metodologia vai guiar o empreendedor por 24 etapas nas quais será possível identificar, testar e validar as suas principais teses de negócio, permitindo uma melhor percepção do real potencial de mercado da sua solução". Destaca ainda que "...conforme pesquisa realizada pela Época Negócios a maior causa de falha de uma Startup é a ausência da real necessidade de mercado. Isso ocorre em 42% das Startups"

As empresas criadas por ex-alunos do MIT criaram milhões de empregos por todo o mundo e geram aproximadamente 2 trilhões de dólares em receitas anuais de acordo com pesquisa realizada divulgada pelo MIT.

Assim, empresas já estabelecidas vêm buscando a modelagem do MIT para criação Startups disruptivas, visando uma maior assertividade e validando passo a passo suas novas áreas de atuação.

O uso de um framework predefinido e de uma metodologia sólida proporciona todo o alicerce necessário para criar um negócio de alto impacto e orientado a uma nova realidade de mercado.

São abordados todos os aspectos relevantes para construção de um novo modelo de negócio, desde a sua fase de concepção, até a efetiva montagem do MVP, passando por diversas etapas de pesquisa e validação.

Segundo Touma, "o resultado é fantástico, pois juntamos um sólido framework de empreendedorismo e inovação, com o conhecimento específico de quem é efetivamente do mercado!"

No Brasil, João Touma (SAGRE Consultoria) vem implantando a metodologia como consultor em grandes empresas e também no programa de Inovação I2W (Innovate to win) em parceria com as empresas Finxi - CTO as a service, Vertigo - Transformação digital e com Cezar Taurion presidente do I2A2 - Instituto de inteligencia artificial aplicada.

O programa I2W (Innovate to win) reúne grandes especialistas em empreendedorismo, inovação empresarial, programação e inteligência artificial para construir novos modelos de negócio como um serviço para grandes corporações.

O programa capacita os colaboradores da empresa na metodologia dos 24 passos para promover uma mudança na cultura e no midset, em seguida, auxilia na modelagem do negócio proposto, realiza a prototipagem do MVP e os testes do piloto.

Ao final do programa é criada uma nova Startup ou a inovação é incorporada ao modelo de negócio da empresa contratante. Ou seja, todas as etapas necessárias a criação de uma nova Startup ou inovação interna são realizadas pelo programa de maneira integrada e altamente estruturada.

Essa é a prova real de que empreendedorismo e inovação podem ser ensinados e que o futuro da disputa entre Startups e "empresas tradicionais" está longe de acabar, será que desta vez as grandes corporações vão conseguir virar o jogo? A única certeza que temos é que quanto maior a disputa, maior o benefício para o consumidor em qualidade e diversidade de produtos e serviços.

Website: http://www.sagre.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade