Escola investe em Inteligência Artificial para oferecer ensino de idiomas mais eficaz
Uso da tecnologia dá mais autonomia aos alunos e permite aprendizado eficiente
Segundo um estudo publicado no último ano, pelo grupo britânico Pearson, a Inteligência Artificial será cada vez mais presente e persuasiva nas salas de aula. O relatório Intelligence Unleashed mostra que a aplicação da inteligência artificial junto à educação tem sido objeto de pesquisa acadêmica há mais de 30 anos.
Ainda de acordo com esse relatório, a Inteligência Artificial ligada às ciências da aprendizagem (educação, psicologia, linguística, sociologia e antropologia) promove o desenvolvimento de ambientes adaptativos de aprendizagem muito mais flexíveis, personalizados e envolventes.
Ou seja, o objetivo científico dessa nova forma de estudar, se traduz em proporcionar espaços explícitos de educação, psicologia e conhecimento, envolvendo o aluno a liberar, o que às vezes é chamado de "caixa preta de aprendizagem".
É nesse caminho que uma verdadeira maratona nas escolas e universidade do mundo marcha em direção a altos investimentos em máquinas inteligentes para atrair e reter seus alunos.
No Brasil, uma escola de idiomas entrou na corrida e investiu no último ano em alta tecnologia para promover um aprendizado de alto impacto. Com mais de 150 unidades em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, a franqueadora paranaense inFlux, desenvolveu sete novas plataformas tecnológicas. "Analisamos as tendências e o perfil das novas gerações que estão sempre conectadas. Alinhamos nosso método de ensino com a tecnologia para agregar e auxiliar o estudo individual de nossos alunos, possibilitando que eles desenvolvam as quatro habilidades essenciais para o domínio do inglês e espanhol: ouvir, falar, ler e escrever", explica o CEO da fraqueadora, Ricardo Leal.
No caso dessa escola, a Inteligência Artificial foi implementada à uma plataforma virtual chamada inFlux Seven/inFlux Siete, que possibilita a prática diária de inglês e espanhol. A tecnologia é baseada no conceito do aprendizado adaptativo (adaptative learning) onde a proposta é adaptar os exercícios às necessidades e dificuldades do aluno. O sistema direciona os exercícios de acordo com a performance do estudante, garantindo a melhora, de maneira homogênea, de todas as habilidades do idioma.
Sempre na vanguarda da educação, em 15 anos, a inFlux já foi uma das escolas de idiomas mais premiadas no país, com o método inovador de ensino, que une abordagem comunicativa e lexical, garantindo, com isso, aprendizado das línguas (espanhol e inglês) em dois anos e meio.
Na busca incessante em ser a melhor escola de idiomas do país, Leal diz que os investimentos em ferramentas de educação e tecnologia não param por aí. "Nós temos um método de ensino eficiente e percebemos o quanto a tecnologia auxilia no estudo do idioma, por isso, sempre vamos buscar ferramentas que facilitem o estudo para nossos alunos", enfatiza o CEO da inFlux.
Mais sobre as ferramentas clique em: https://www.influx.com.br
Website: https://www.influx.com.br