Ex-bancária dá a volta por cima após demissão e cria rede de esmalteria
A unidade piloto da Esmalteria da Sol possui faturamento médio mensal em torno de R$ 100 mil
Nos últimos anos, as palavras crise e desemprego fazem parte do dia a dia do brasileiro e mesmo com a lenta recuperação, as marcas negativas ainda são visíveis no país. Em todo Brasil, são 13,4 milhões de pessoas sem trabalho, segundo os dados do IBGE. Desse total, 25% estão há pelo menos dois anos em busca de uma nova vaga. Somados os desempregados, as pessoas que trabalham menos do que gostariam e aquelas que desistiram de procurar emprego por achar que não encontrariam, o número supera os 28 milhões.
Porém o que para muitos foi sinal de desespero, para outros oportunidade de dar a volta por cima. Como é o caso da ex-bancária Luzia Solange Regovich, que ao ser demitida do banco, onde trabalhou por mais de 10 anos, resolveu empreender e em agosto de 2017 abriu sua primeira esmalteria em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Hoje a loja piloto já fatura mensalmente R$ 100 mil e a marca Esmalteria da Sol se tornou uma rede de franquia, que conta com cinco unidades em funcionamento e outras em obras com breve inauguração.
"Quando me desliguei do antigo trabalho, fiquei um pouco perdida , trabalhei por muitos anos como bancária e não sabia qual caminho seguir dali para frente, foi então um dia ao fazer as unhas, uma grande paixão pessoal, me veio a ideia de empreender neste ramo de beleza. Realizei pesquisas e percebi que era muito promissor este segmento, e assim começou a Esmalteria da Sol", destaca a proprietária.
A proprietária explica que nos últimos dois anos realizou muitos testes em seu negócio e hoje o mesmo encontra-se consolidado e é uma boa oportunidade para quem esta desempregado e tem um dinheiro guardado, ou mesmo aqueles que estão insatisfeitos com seu trabalho. "Temos caso de franqueados que estavam desempregados, usaram suas reservas para empreender e hoje já sentem os bons lucros do negócio. Também temos exemplo de profissionais autônomas, como fisioterapeuta, arquiteta que não estavam mais felizes em suas profissões e resolveram abrir a própria esmalteria.", acrescenta Sol.
Atualmente a rede de franquias conta com três lojas em São José do Rio Preto, uma em Mirassol, uma Ribeirão Preto e uma em Araras, além de obras com inaugurações para os próximos meses. A Esmalteria da Sol tem como meta em seu plano de expansão atingir 120 unidades nos próximos cinco anos.
Em um dos segmentos que mais crescem dentro do setor de franchising, o de beleza, a marca do interior paulista, diferencia ao entregar ao franqueado a loja montada, 100% pronta para começar a operação.
O valor do investimento é de R$ 90 mil, sendo R$ 50 mil à vista, mais oito parcelas de R$ 5 mil. Até a possibilidade de parcelamento é algo inovador neste nicho de mercado. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 60 mil e o prazo médio de retorno é de 16 meses.
A Esmalteria da Sol cuida de tudo, do projeto à execução e entrega da obra, incluindo escolha do ponto, compra de mobiliário e estoque para o início do funcionamento. A implementação leva em média dois meses. As lojas ocupam em média um espaço de 80 metros quadrados.
Website: http://www.esmalteriadasol.com.br