Flexo & Labels 2019 foca no crescimento do mercado de flexografia, rótulos e etiquetas no Brasil
Apresentar as novidades e oferecer um palco para negócios para empresários e investidores dos segmentos de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas. Este é o principal foco da Flexo & Labels 2019, exposição que acontecerá de 19 a 21 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
A feira, com mais de 5000 m2 de área de exposição, tem confirmada alguns dos mais importantes fabricantes e representantes de tecnologias para produção flexográfica, impressão de rótulos e etiquetas autoadesivas do Brasil, fato que, segundo Márcia Romano, diretora da Flexo & Labels e da InMotion (organizadora), abre grandes perspectivas para novos negócios e troca de informações.
"A Flexo & Labels chega para atender a uma demanda de empresas nacionais e internacionais, que esperavam por um novo padrão de feira que favorecesse um ambiente de negócios e troca de experiências com os visitantes", afirma Márcia. "Nossa projeção, dado o grande interesse que o evento despertou, é a de contar com expositores nacionais e internacionais, bem como visitantes de todas as regiões do Brasil e América Latina, que poderão conhecer e usufruir da infraestrutura excelente do Pro Magno Centro de Eventos para realizar negócios e se atualizarem tecnologicamente."
Segmento promissor
Para uma indústria que convive com a concorrência de mídia digital e assiste à queda das tiragens impressas em segmentos promocional e editorial, a flexografia vem se tornando uma área bastante promissora para novos negócios. Trata-se de um é um processo de impressão gráfica que usa um clichê (forma ou matriz) de borracha ou fotopolímero e tinta líquida a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes, o que torna o processo atrativo para, por exemplo, a impressão de embalagens flexíveis.
Já a indústria de rótulos e etiquetas segue pelo mesmo caminho. São inúmeros os produtos e aplicações que necessitam da aplicação de uma etiqueta (por exemplo, com identificação de prazo de validade ou procedência) ou rótulos (básicos ou sofisticados) para identificação ou mesmo para atrair a atenção do consumidor nas gôndolas e prateleiras.
"Quase todos os produtos comercializados precisam de uma embalagem, um rótulo ou ambos. Isso torna o segmento tão atrativo para negócios e investimentos", diz Márcia.
Tendências
Tanto a flexografia, quanto o segmento de rótulos e etiquetas (label, em inglês) não estão alheios à modernidade. A tecnologia de impressão digital, por exemplo, vem impactando positivamente esses mercados. Devido à possibilidade de não se usarem clichês (o arquivo é impresso diretamente do formato digital para a mídia), o processo permite aplicações diferenciadas, como personalização ou custos mais acessíveis na produção de tiragens muito pequenas de um determinado produto.
Além disso, algumas das tecnologias de impressão digital apresentadas no evento também contam com um universo de cores ampliado (além das quatro cores CMYK, ou cyan, magenta, amarelo e preto, responsáveis pela formação das cores na impressão gráfica), o que permite produzir trabalhos visualmente mais ricos e atrativos.
Além da exposição
Além da exposição de equipamentos, a Flexo & Labels também abrigará dois importantes eventos paralelos: a Label Talks, conferência durante a qual serão discutidas tendências, soluções e desafios para o mercado de flexografia e segmento label; e a entrega do 6º Prêmio ABIEA, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas e Rótulos Adesivos, que anualmente reconhece os melhores trabalhos produzidos pelo setor.
O credenciamento para a Flexo & Labels é gratuito, e pode ser feito diretamente pelo site do evento: www.flexoelabels.com