Goiaba vermelha é rica em licopeno, importante antioxidante natural
Desenvolvida em parceria com a Unesp de Araraquara, nova forma de processamento garante 98% de aproveitamento dos nutrientes da fruta
Pouca gente sabe, mas a goiaba é um superalimento, rico em vitaminas A e C, além de licopeno - um importante antioxidante natural, capaz de proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer, e combatendo o envelhecimento.
Para que todos esses nutrientes da goiaba cheguem praticamente intactos aos consumidores, o Grupo Predilecta, maior produtor de goiabas vermelhas do mundo, desenvolveu, em conjunto com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, um aperfeiçoamento efetivo na linha de processamento da goiaba, capaz de assegurar que 98,5% do licopeno presente nas frutas sejam conservados após passar pela linha de produção. "Nosso objetivo é simplificar a vida das pessoas, para que possam consumir a fruta processada em diversos produtos sem que haja perda na ingestão dos nutrientes. Por isso investimos constantemente no desenvolvimento da cadeia de produção", informa Antonio Tadiotti, ex-docente universitário e pesquisador, sócio do Grupo Predilecta.
Pesquisas recentes mostram que, além de antioxidante, o Licopeno também é um importante aliado do coração e ajuda a controlar a pressão arterial. Vale lembrar que nosso organismo não o produz Licopeno e por isso temos que ingeri-lo pela alimentação.
O licopeno é um pigmento lipossolúvel (que dá a cor vermelha à goiaba) e por isso tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Sua biodisponibilidade é aumentada após o cozimento.