Instituto Trata Brasil premia exemplos de sucesso do saneamento básico brasileiro
São Paulo, 19 de setembro - Evento "Casos de Sucesso em Saneamento Básico", realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), maior referência na atuação em prol da universalização de água e esgoto no país, reuniu prefeitos, gestores públicos e especialistas do setor no dia 17 de setembro em Piracicaba. Em sua quarta edição, foram contempladas na premiação grandes e pequenas cidades que demonstram comprovada evolução no setor e, de forma inédita, três agências reguladoras.
De acordo com Édison Carlos, presidente-executivo do ITB "premiar as iniciativas bem-sucedidas em saneamento básico e reconhecer os avanços das cidades, sejam elas grandes ou pequenas em termos populacionais, e destacar o papel das agências reguladoras correspondem aos compromissos assumidos pelo Trata Brasil. Com isso, conseguimos dar visibilidade ao tema e também estimular a adoção destas práticas por outros municípios que ainda não oferecem a cobertura adequada do saneamento básico aos seus habitantes".
Piracicaba, além de sede do evento, figurou entre os municípios que foram reconhecidos pelos bons índices de cobertura das redes e pela qualidade do serviço prestado aos usuários. O município do interior paulista, que universalizou a coleta e tratamento de esgoto em 2014, tem como um dos componentes da sua fórmula de sucesso um modelo de Parceria Público Privada (PPP) para prestação desse serviço público. A prefeitura da cidade, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), concedeu à Mirante, uma empresa do grupo Aegea, a prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade desde 2012.
Ricardo Miranda, Diretor Presidente da concessionária Mirante destaca que "as ações realizadas pela parceria público-privada tiveram grande contribuição nos indicadores que Piracicaba possui hoje. Os investimentos, que foram na ordem de R$ 400 milhões num curto período, colocou o município entre as cidades com melhores índices de saneamento do Brasil, contribuindo para a boa qualidade de vida da população".
Os painelistas do evento destacaram que as parcerias possibilitam maior nível de especialização das concessionárias, trazendo assim, importantes ganhos de eficiência para a operação, que possibilitam a aceleração do cumprimento da meta de universalização do saneamento, objetivo que o país ainda está longe de alcançar.
Entre as agências reguladoras, as premiadas foram a ARES PCJ, ARSAE MG, ARSESP SP, que têm garantindo a plena condução de contratos e cumprimento de normas técnicas, para o atingimento das metas traçadas em benefício da população.
Sobre a Aegea
A Aegea Saneamento é uma companhia brasileira que gerencia ativos de saneamento por meio de suas concessionárias em diversos estados do país e atua como administradora de concessões públicas. A empresa atende 7,6 milhões de pessoas em 49 municípios de onze estados brasileiros. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Website: http://www.aegea.com.br/