Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Maçonaria - Liberais x Tradicionais: com os mesmos rituais e cerimônias, modalidades contam com milhares de adeptos em todo mundo

18 ago 2020 - 16h27
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda que, originalmente a maçonaria tenha se constituído como uma sociedade secreta, hoje possui milhares de adeptos que se dividem em maçons tradicionais e liberais. Ambas as modalidades concordam ao afirmarem que maçonaria é a sociedade menos secreta do mundo; aliás, no dia 20 de agosto é comemorado o "Dia do Maçom" para, de forma pública, homenagear os integrantes desta sociedade que, segundo estimativas, deve congregar atualmente mais de seis milhões de maçons no mundo. 

Foto: https://maconaria.tv.br/brasil-maconaria.jpg / DINO

Em reuniões os maçons usam um avental em alusão aos antigos construtores e ao próprio significado da palavra "pedreiro" já que o objetivo dos estudos maçônicos é a edificação moral, a construção de um belo edifício interior. No início a maçonaria era operativa, dos construtores de catedrais e, posteriormente na fase especulativa adquiriu um status intelectual, quando então foi criado um conjunto de regras e princípios, ponto no qual parte dos maçons na atualidade discordam e então se dividem entre "tradicionais e liberais".

Os maçons tradicionais afirmam que maçonaria é uma fraternidade exclusiva para homens. Argumentam, por exemplo, que a inclusão de mulheres na maçonaria e a facilitação do ingresso de candidatos vão contra regras e princípios considerados imutáveis. Já os maçons liberais se congregam em templos que, além de homens, também aceitam mulheres e defendem que essa é uma nova tendência da maçonaria mundial; ao mesmo tempo que a ala liberal rivaliza com os mais tradicionais da confraria, vem ganhando força com novos milhares de adeptos em todo mundo.

O líder da principal ala liberal da maçonaria no Brasil, Samuel Mineiro da Trindade, explica que tradicionalmente todos podem ser maçons, que facilitar o acesso à maçonaria é um verdadeiro resgate às antigas tradições da maçonaria dos construtores, que na história da maçonaria existem notáveis mulheres maçons em todas as épocas e que nenhuma instituição maçônica no mundo pode ser considerada proprietária da maçonaria e do seu ensino. Samuel, que é um experiente mestre-maçom e já fez parte da "ala tradicional", na atualidade, ao lado de sua esposa, Bianca Moreira da Silva, comanda o Programa Maçonaria na TV. Ele e a esposa são Grão-Mestres no Soberano Santuário da Maçonaria. Bianca explica que, desde o primeiro programa, no ano 2012 - que vem sendo transmitido em diversas emissoras de televisão no país - o principal foco é levar mensagens de luz e força espiritual para o telespectador prosseguir na caminhada. "Principalmente nos momentos de turbulência que vivemos a nível mundial, os ensinamentos maçônicos divulgados na tevê e outros meios têm como base auxiliar cada pessoa a reforçar e melhorar sua bagagem moral e espiritual, estendendo seus horizontes culturais", explica.

Casal de Grão-Mestres, os Maçons Samuel e Bianca Trindade disseram também que a ordem maçônica liberal facilita a comunicação a quem escolhe livremente ser maçom. "Podem participar pessoas de todas as religiões ou classe social. Para ser maçom é possível, sim, solicitar filiação não sendo necessário aguardar um convite", afirma. O casal finaliza lembrando que, tradicional e historicamente, o movimento maçônico luta de forma incansável pelo estabelecimento e pela perpetuação da liberdade de mente, espírito e alma. Por fim, disponibilizaram o contato por meio do WhatsApp: 0800-050-0179 e do site: www.maconaria.tv.br/contato

Website: https://www.maconaria.tv.br/contato

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade