Mais de 50% dos gestores não sabem dar feedback, aponta pesquisa
Alexandre Prates, coach e consultor da Insperiência, ministra treinamento para capacitar líderes em São Paulo no mês de abril
Para o crescimento e o aperfeiçoamento de uma empresa, o feedback tornou-se uma ferramenta essencial de comunicação entre gestores e funcionários. No entanto, a ausência dela ou sua incorreta realização faz com que muitas empresas percam seus colaboradores, já que acaba se tornando um momento de tortura - é o que aponta um recente estudo realizado pela Insperiência, agência de educação corporativa, por meio de data analytics. Dos 320 gestores avaliados, mais de 50% não sabe a forma correta de dar feedback à sua equipe.
A pesquisa revela que muitos mitos envolvem a cultura do feedback: 64% dos entrevistados acreditam que o local mais indicado para se aplicar o feedback seja em uma sala exclusiva, quando na verdade ele deve ser realizado em um local para uma conversa agradável. "Ele deve ser encarado de uma forma natural. Uma sala exclusiva cria a sensação de formalidade, que é desnecessária", esclarece Alexandre Prates, especialista em liderança e desenvolvimento humano. Consultor da Insperiência, Alexandre é responsável por criar a metodologia "Feedback sem mimimi", que está sendo aplicada nas grandes empresas do país.
Outro ponto a ser destacado é a respeito do feedback em grupo: para 47% dos profissionais, ele só é válido quando o resultado for positivo. Nos casos negativos, os profissionais preferem fazer individualmente. De acordo com o especialista, isso reflete a falta de conceito sobre essa ferramenta, já que um feedback em grupo apresenta as competências de cada um, o que viabiliza os caminhos para potencializá-los e se torna um momento importante para o amadurecimento da equipe.
A análise ainda apontou que 61% dos líderes aplicam o feedback somente quando o colaborador está apresentado um comportamento inadequado. "Isso traz a conotação de que o feedback só é útil para corrigir comportamentos, ou seja, o momento da conversa é sempre negativo. Os líderes precisam compreender que o melhor momento para se aplicar um feedback é quando o colaborador está desempenhando bem, pois as chances de evoluir um comportamento positivo são muito maiores", ressalta Prates.
Novo cenário
A forma de aplicar feedback mudou e com o avanço da geração Z, se torna necessário para as empresas ter gestores capacitados a avaliar sua equipe e o mais importante, saber apresentar esse feedback. Com mais de 2 mil horas de coaching e após formar mais de 1.500 líderes em 150 empresas, o especialista Alexandre Prates ministra o workshop "Feedback sem mimimi", da empresa de educação corporativa, Insperiência, ao lado de profissionais como Gustavo Schifino, empresário e presidente da Associação Brasileira de Franchising; Virna Dias, campeã e referência do voleibol brasileiro e palestrante. O treinamento também contará com uma participação surpresa de um CEO de uma grande empresa, que abordará sobre o feedback no mercado corporativo.
SERVIÇO
Feedback Sem Mimimi
Vagas: 20
Data: 27 e 28 de abril de 2017
Local: Villa Lobos Office Park (Avenida Queiroz Filho, 1700, Vila Hamburguesa - São Paulo/SP)
Horário: 8h às 18h
Inscrição - http://bit.ly/cursofeedback
Sobre a Insperiência
Com o propósito de inspirar pessoas por meio de conhecimento, experiência, humanização, agilidade e customização, a Insperiência chegou ao mercado de educação corporativa há dois anos, com cursos abertos e in company, palestras e treinamentos presenciais e online, ministrados por profissionais e especialistas exclusivos como o coach em liderança, Alexandre Prates; o empreendedor e consultor de estratégia digital, Ricardo Cappra; o cofundador da Azul Linhas Aéreas, Mark Neeleman; o jornalista Felipe Andreoli; a empresária Danieli Scapin e a campeã brasileira de vôlei, Virna Dias.
Atendimento à imprensa
Pipah Comunicação (11) 5082-4512
Fernanda Allegretti - (11) 94118-8484 fernanda.allegretti@pipah.com.br
Cinthia Curado - (11) 98563-4924 cinthia.curado@pipah.com.br
Gabryel Strauch - (11) 97676-6954 gabryel.strauch@pipah.com.br