Marcas abraçam a responsabilidade social, como um modelo em que a sociedade e a empresa ganham
A responsabilidade social nas empresas tem um peso de mais de 40% nas avaliações dos consumidores, quanto à reputação de uma marca. O estudo foi realizado e divulgado pelo Reputation Institute, que ouviu cerca de 55 mil consumidores de 15 mercados diferentes no mundo todo.
O Grupo Mantiqueira é uma das empresas que aposta neste modelo social, se colocando como um fio condutor, entre a sociedade e a marca. A empresa lançou um projeto, que se tornou o xodó do grupo e tem como estrela os "Ovos Solidários", destinando 10% da venda do alimento, para instituições beneficentes.
A primeira edição, batizada de "Ovos Solidários para Atletas", foi lançada em 2016 no Rio de Janeiro, beneficiando o Instituto Mangueira do Futuro, instituição premiada pela UNESCO, que - há mais de 25 anos - promove capacitação profissional, transformando vidas, oferecendo cidadania, formando atletas, promovendo o engajamento social.
No ano seguinte os executivos da empresa lançaram os "Ovos Solidários do Coração" contemplando o Pró Criança Cardíaca, fundado pela Dra. Rosa Célia Pimentel, à frente da instituição, que nos últimos 20 anos já atendeu mais de 24.000 crianças, realizou mais de 1.200 procedimentos invasivos, mais de 25 mil atendimentos ambulatoriais, cirurgias cardíacas e cateterismos no Rio de Janeiro.
A admiração pelo trabalho da cardiologista foi tão grande, que a empresa decidiu renovar os "Ovos Solidários do Coração" por mais um ano, estendendo a edição até Janeiro de 2019, com distribuição nas principais redes de supermercados do Rio de Janeiro como Zona Sul, SuperPrix, Pão de Açúcar, Mundial, Campeão e Supermarket entre outros, que abraçaram o projeto.
O projeto está sendo tão grandemente abraçado pelos consumidores, que a iniciativa carioca ampliou horizontes e chegou ao Estado de São Paulo. Sua primeira edição paulista, elegeu o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), devido à magnitude e seriedade do trabalho na área de oncologia. A instituição mundialmente reconhecida desenvolve um belíssimo trabalho atendendo a quase 7.000 pacientes por dia, entre consultas, exames, cirurgias e outras forma de serviços ao público, com 380 médicos, 120 leitos de internação e mais de 9.000 refeições servidas diariamente. Por isso, a versão foi batizada de Ovos Solidários com Amor®, numa alusão ao nome do hospital.
" É uma grande satisfação participar do desenvolvimento deste projeto, que pode ainda ajudar a tantas outras instituições. É um trabalho genuíno, feito com amor e com a participação das crianças dos institutos, que colaboraram nas ilustrações e pintura das embalagens", comemora Amanda Pinto, gestora de novos projetos da Mantiqueira.
Desde a primeira granja do grupo, a Mantiqueira sempre teve um DNA social muito forte, por isto decidiu aproveitar a boa distribuição de seus produtos, para mobilizar o maior número de pessoas, se colocando como "fio condutor" entre os que precisam e os que podem ajudar.
"Essa iniciativa é apenas o início de algo muito maior, queremos que o Brasil abrace este projeto e que outras marcas se inspirem neste modelo social", explica Leandro Pinto - Sócio Fundador do Grupo Mantiqueira, que ocupa o 12° lugar no ranking dos maiores produtores de ovos do mundo.
Com mais de 30 anos de atividades, a granja teve início na Serra da Mantiqueira e conta hoje com unidades produtoras nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba do Sul, parceria com a Fazenda da Toca e atualmente está construindo sua primeira fábrica de processamento de ovos em Primavera do Leste (MT). Sua extensa linha de ovos é distribuída em quase todo território nacional, além do mercado internacional, principalmente Oriente médio e África e Ásia. A marca foi pioneira ao lançar uma extensa linha de ovos funcionais enriquecidos com a mais alta tecnologia, além dos Happy Eggs®, 100% produzidos através do sistema cage- free, com o selo Certified Humane, da Humane Farm Animal Care (HFAC).
Website: http://www.ovosmantiqueira.com.br