Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Marcos históricos da cidade de São Paulo

Vários pontos históricos de São Paulo ficam próximos uns dos outros e, por isso, é bastante comum que se visite mais de um no mesmo dia.

20 set 2019 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários

Frequentemente, quando se lembra de São Paulo, o que vem na mente são as suas avenidas modernas, a agitada vida noturna e o trânsito, mas na verdade, a maior cidade da América do Sul é bem mais que isso. Os pontos históricos de São Paulo, por exemplo, fazem com que moradores e turistas possam compreender melhor a cidade e, sem dúvidas, quanto mais informação, mais ela se torna interessante.

Foto: DINO / DINO

Vários pontos históricos de São Paulo ficam próximos uns dos outros e, por isso, é bastante comum que se visite mais de um no mesmo dia. Por outro lado, outros são mais afastados e, por isso, pode ser que surjam algumas dúvidas na hora de montar o roteiro dos pontos históricos a serem visitados ou até mesmo de quais são os que combinam mais com o seu perfil. Neste caso, uma ótima opção é ir à busca de uma guia especializada na cidade, como Carla Pettersen (www.carlapettersen.com.br), e que poderá oferecer e apresentar diferentes opções de roteiro.  

A seguir, alguns pontos históricos da cidade de São Paulo e como eles podem te ajudar a entender melhor a história da 8ª cidade mais populosa do planeta!

Edifício Martinelli

O Edifício Martinelli é um dos marcos históricos mais impressionantes de São Paulo. O Edifício foi construído em 1924 e a ideia da construção foi de Giuseppe Martinelli, um dos empresários mais bem sucedidos da época. O objetivo era erguer o maior prédio da América do Sul e a meta foi cumprida até 1947, quando foi construído o Edifício Banespa.

Hoje, o Martinelli é um prédio residencial, mas os turistas podem visitar o seu terraço, que tem uma vista que faz qualquer um perceber a grandiosidade da cidade. Outro quesito que chama atenção é a arquitetura em estilo art nouveau, que dificilmente não vai encantar os amantes ou curiosos da arquitetura, a primeira das sete artes clássicas.

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma das principais estações ferroviárias da cidade de São Paulo e considerada um marco histórico e cultural. Ela foi projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry e, depois de seis anos de obras, foi aberta ao público no dia 1º de março de 1901.

Para se ter uma ideia ainda melhor, toda a estrutura da estação foi importada da Inglaterra. Vale dizer, ainda, que é da Estação da Sé que parte o Expresso Turístico, linha que liga pontos turísticos da cidade e mostra mais detalhadamente a história ferroviária da cidade.

Pátio do Colégio

O Pátio do Colégio é considerado a construção mais antiga sobrevivente da cidade e a fundação da capela coincide com a de São Paulo, em 1554. Já o colégio anexo foi construído em 1556.

Atualmente, o espaço abriga a Secretária de Educação e o Museu Padre Anchieta, que frequentemente expõem coleções de arte sacra, além de relíquias históricas.

Prédio do Banespa

O Prédio do Banespa possui mais de 160 metros de altura e para quem quer se sentir bem pequeno diante da imensidão de São Paulo, essa é uma opção, já que proporciona uma das mais belas vistas em 360º da região Central, Leste e Norte da cidade.

O prédio, que foi inspirado no Empire State Builiding de Nova York, foi inaugurado em 1947.

Praça da Sé

A Praça da Sé é o marco zero da cidade de São Paulo, ou seja, é a partir dela que são definidas as distâncias da cidade e das rodovias estaduais. A Praça foi construída em 1913 e possui estilo neogótico, o que por si só já chama muita atenção, e também protagonizou diversos movimentos políticos e momentos históricos que o país viveu.

Copan

Copan é um dos edifícios do Brasil considerado um feito arquitetônico. Ele foi projetado em 1954 por Oscar Niemayer como forma de comemorar o quarto centenário da cidade.

Com arquitetura deslumbrante, o edifico Copan possui linhas sinuosas , é um dos cartões postais mais visitados da cidade e ainda tem um documentário em sua homenagem, chamado "Copan 60 horas", que fala sobre a sua construção e importância.

Mercado Municipal de São Paulo

Para quem gosta de história e gastronomia, a visita ao Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como "Mercadão", é obrigatória. O Mercadão foi projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini e teve a sua inauguração em 25 de janeiro de 1933, ou seja, possui mais de oito décadas de história.

O espaço, com 12.600 metros quadrados e mais de 1.500 funcionários, é um importante polo cultural, histórico e turístico de São Paulo. Vale citar, ainda, que é no Mercadão que se encontra algumas das delícias gastronômicas mais apreciadas por moradores e turistas, como o famoso sanduíche de mortadela.

Viajar também é uma forma de entender melhor o lugar que habitamos

Viajar é, com certeza, uma das melhores maneiras de conhecer melhor nossa história como civilização, como as cidades cresceram e como foi possível que construções fossem realizadas com tanta perfeição e detalhes há tanto tempo atrás, período em que a tecnologia não possuía tantos recursos como nos dias atuais. E é exatamente isso que os marcos históricos de São Paulo proporcionam aos seus visitantes, uma verdadeira e impressionante viagem no tempo.

Website: https://carlapettersen.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade