Médicos lançam Manifesto em favor da educação médica
Grupo de renomados professores de medicina pede urgência nos avanços do ensino nacional por meio de tecnologia e segurança
Imagine unir o que há de melhor em uma sala de aula ao que existe de mais moderno na educação à distância. Esta é a proposta lançada por um grupo de renomados médicos que, por detectarem necessidade de maior avanço na educação médica contemporânea, buscaram, juntos, soluções modernas para que o ensino da medicina possa avançar de forma eficiente e inexorável.
A solução concebida representa perspectiva de um novo sistema de ensino, que traz tecnologia de ponta à sala de aula, objetivando maior absorção de conteúdo com registro, certificação e segurança indispensáveis ao rigor e seriedade exigidos na medicina. Nesse sentido, esse manifesto propõe uma fusão de métodos e tecnologias disponíveis para unificar os ambientes presencial e virtual assegurando o rigor necessário para assimilação do conhecimento.
Cinco diretrizes são fundamentais na implementação desse novo sistema com uma única plataforma tanto no ambiente virtual quanto presencial:
1. Registrar e autenticar a presença e a interação simultânea de professores e alunos;
2. Manter o máximo de 45 alunos por sala;
3. Estabelecer horários de início e término das aulas;
4. Mensurar a atenção e assimilação do conhecimento pelos alunos em todas as aulas;
5. Padronização pedagógica incluindo suporte na produção de conteúdo.
Estabelecida em Miami-FL USA, a plataforma Neo Idea, que atende as demandas exigidas pelo Manifesto foi criada totalmente com tecnologia brasileira, e logo ganhou o apoio deste grupo de professores médicos.
O primeiro a ter contato com a plataforma foi o Prof. Dr. Rossano Fiorelli, Professor Titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A partir do conhecimento dessa ferramenta em uma apresentação para Universidade de Miami, Dr. Rossano buscou se aprofundar sobre os métodos de ensino à distância disponíveis e suas controvérsias.
Com a disseminação desse ideal na academia, formou-se um grupo de professores que corroboraram que as metodologias atualmente disponíveis não acompanham a velocidade, abrangência, certificação e segurança essenciais às necessidades do ensino continuado dos profissionais médicos - tanto da perspectiva dos alunos quanto dos professores.
A partir de então, este grupo começou um trabalho intenso para otimizar, adequar e direcionar as funcionalidades dessa nova ferramenta para as necessidades ressaltadas no processo de integração entre o modelo de educação médica tradicional e os novos sistemas de tecnologia da informação disponíveis.
*Grupo de renomados professores de medicina
Pietro Novellino - MD, MsC, PhD
Professor Titular Emérito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;
Membro Titular da Academia Nacional de Medicina;
Membro Titular da Academia Brasileira de Educação.
Rossano Kepler Alvim Fiorelli -MD,MsC, PhD
Professor Titular e Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
João Carlos Côrtes Júnior -MD, MsC, PhD
Professor Titular e Pró-Reitor de Ciências Médicas da Universidade Severino Sombra
Agostinho Ascenção -MD, MsC, PhD
Professor Titular da Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;
Diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO
Ricardo Cavalcanti Ribeiro -MD, MsC, PhD
Professor Titular de Cirurgia Plástica do Instituto Carlos Chagas
Diretor do Instituto de Ciências da Saúde Carlos Chagas
Isabel Vieira de Figueiredo e Sila- MD
Professora de Cirurgia Plástica do Instituto Carlos Chagas
Antonio Carlos Marttos Jr. - MD
Associate Professor of Surgery Department, Miller School of Medicine - University of Miami
Director of Telemedicine, Ryder Trauma Center - Miami
Director, William Lehman Injury Research Center - University of Miami Health System
Dr. Eduardo Sadao Yonamine
Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)