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DINO

Mercado de impressão online cresce no Brasil

Facilidade do e-commerce e novas ferramentas estão entre os segredos do sucesso

25 mai 2017 - 11h10
(atualizado às 20h29)
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Em tempos de crise, diversos segmentos do mercado brasileiro têm apresentado uma certa retração e estagnação. Nesse cenário, no entanto, o comércio eletrônico desponta como uma alternativa vantajosa aos varejistas e agrada a clientes de diferentes idades e contextos, já que traz preços mais enxutos e serviços mais práticos.

Um exemplo desse sucesso é o setor gráfico, já que o mercado de impressão cresce no Brasil e registra bons números quando se pensa em seu faturamento total.

Somente em 2016, o e-commerce brasileiro faturou R$ 44,4 bilhões e marcou uma alta de 7,4%, de acordo com o Relatório Webshoppers 35, divulgado pela Ebit, empresa referência em medir e divulgar dados que se relacionem ao varejo eletrônico do Brasil.

O sucesso da modalidade de compras agrada tanto comerciantes quanto compradores, já que o esquema de vendas, estoque e preços constituem uma lógica comercial bastante vantajosa e segura.

"Utilizar as ferramentas digitais no varejo é uma boa forma de atrair clientes, vender seus produtos e, além disso, reduzir os custos de produção. Consequentemente, os preços que são oferecidos ao consumidor", conta Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi.

Há mais de 50 anos no mercado, a tradicional gráfica encontrou na revolução operacional o segredo para continuar em sua posição de destaque no cenário do mercado gráfico nacional.

O que o consumidor quer?

Com necessidades cada vez mais emergenciais e padrões de exigência sempre mais altos, os consumidores brasileiros têm se tornado um público bastante diferente do que o que se via há alguns anos. Atualmente, prezam sempre pela comodidade e pela possibilidade de poder realizar o máximo possível de seus serviços sem precisar sair de casa. Ou seja, se tornaram mais exigentes em relação ao tipo do serviço oferecido e pela facilidade que ele apresenta.

Os custos também representam um divisor de águas no sucesso dos negócios. Pesquisar e comparar preços de panfletos , flyers e catálogos é, atualmente, bastante rápido e fácil. Com isso, os consumidores estão de olhos abertos para valores fora da média do mercado e para a busca de vantagens adicionais, como isenção taxas de urgência e frete grátis.

Por isso, Eskenazi aponta também que a necessidade de poder oferecer valores mais competitivos pode surgir justamente a partir das inovações. Segundo ele, no comércio eletrônico, é também mais fácil mapear os seus consumidores e saber qual o seu perfil. Por isso, o comerciante pode pensar de forma mais segmentada e buscar estratégias que atendam especificamente a esses grupos.

Diferenciação

Bons serviços e preços competitivos são praticamente essenciais para que o e-commerce possa ter uma boa posição no mercado. Contudo, diversas empresas oferecem condições semelhantes, o que torna a tarefa de chamar a atenção dos consumidores ainda mais complexa. Afinal, são esses pequenos diferenciais que fazem diferença quando se trata de atrair clientes e fidelizar o público que já está tem o costume de fazer compras com determinada empresa.

Por isso, a Gráfica Eskenazi oferece templates prontos para as pessoas que querem criar suas peças. A personalização é a única coisa que precisa ser feita pelo cliente, que economiza tempo e dinheiro em todas as etapas necessárias para a impressão. "A impressão de qualidade e a criação dos layouts são os grandes diferenciais da nossa gráfica para os clientes online. Conseguimos, dessa forma, reduzir também o tempo de produção e atender até mesmo as necessidades mais urgentes. Isso é bem visto aos olhos dos clientes e se reflete no crescimento constante dos negócios", reitera Eskenazi.

A satisfação dos clientes é o mais importante no segmento online, já que as ferramentas de avaliação e os canais de reclamações são também mais intensos no mundo eletrônico. Por isso, a dica do empresário é usar isso a seu valor. Para ele, um cliente satisfeito faz boas avaliações e recomendações. Isso, no comércio eletrônico, tem um peso bem maior que a propaganda boca a boca, que já era eficiente, devido ao alcance que cada comentário tem. Se o serviço prestado for interessante, a avaliação também será. Dessa forma, todos saem ganhando.

A Gráfica Eskenazi atua há 50 ano no segmento gráfico e, agora, também como gráfica online , com e-commerce e assessoria personalizada para o processo de compra. Acesse a loja online e para saber mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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