Mercado pet: animais são prioridade e petshops buscam um novo posicionamento
Empresário estão atentos as mudanças sociais
Há uma década era quase regra para um Petshop, comercializar animais. Hoje, dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) apontam que o mercado de produtos pet no Brasil deve atingir a marca de R$ 20 bilhões de faturamento em 2020. E esse faturamento não leva em conta a venda, de nenhum animal de estimação. Fica então a pergunta, com um mercado tão grande, ainda há necessidade da comercialização de bichinho nos Petshops?
Já há muitos Petshops que não fazem venda de animais, por considerarem que as condições de procriação e venda podem trazer sofrimento aos bichinhos e trabalham ainda, na conscientização da importância de adotar os animais. Outros Pets vão ainda mais longe nesses cuidados com nossos amiguinhos peludos, trazendo produtos naturais e com menor impacto na saúde dos animais, que é o caso do Pata Natural.
"Não vendemos animais e somos totalmente contra essa prática, ainda é comum Petshops perceberem isso como uma fonte de receita para o seu negócio, já que a procura é grande. Não gosto da ideia de varejo industrial, autosserviço que o segmento Pet tem, comprando remédio como se fosse um supermercado. O tutor vai ao Petshop, escolhe ou é induzido a comprar um produto, que pode ter muitos corantes, por exemplo e fazer mal para a saúde do animal" diz Bruno Co-fundador Pata Natural."
Bruno, tem mais de 10 anos de experiência no estudo de mercado pet e abriu sua primeira loja com alguns sócios, um petshop tradicional. O amor pelos animais mudou sua vida e o direcionou a abrir um outro Pet, dessa vez com uma nova filosofia: cuidado com os animais, buscando tratamentos naturais e atendimento personalizado; Junto com sua esposa Luana, que também é apaixonada por animais, abriram a primeira unidade do Pata Natural na Zona norte de São Paulo, sendo pioneiros com um espaço pensado no detalhe pro bem- estar do animal.
"Nosso cliente é o animal e não os tutores, com foco nessa necessidade, orientamos os tutores e analisamos cada caso. Com isso o nosso espaço foi ganhando visibilidade, os nossos clientes perceberam o quanto fazia bem para os pets" diz Luana Co-fundadora do Pata Natura.
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O Pata Natural, busca produtos mais naturais, livres de transgênicos e corantes, realizando tratamentos naturais e alterativos para pele, problemas respiratórios etc. Também trabalham com linhas mais convencionais de produtos e medicamentos, mas a linha natural é sempre a primeira alternativa.
Santo de casa também faz milagre Luana e Bruno tem um cachorrinho, que desde filhote sofria com problemas alérgicos. Ao invés de medicamentos e procedimentos invasivos, optaram por uma alimentação mais saudável, acupuntura, e banhos com medicamentos naturais. Com resultados excelentes para o cãozinho.
"Me incomodava muito a ideia de tratar o pet como um produto. Hoje nossos produtos são para atender aos pets, e isso faz toda a diferença. Deu tão certo, que estamos inaugurando nossa segunda unidade. Desta vez fomos mais ousados, e vamos para dentro de um shopping." A nova unidade do Pata Natural será inaugurada em abril, no Shopping Santana Parque, também na zona norte de São Paulo. Parte dos valores vendidos na data, será direcionada para uma ONG protetora de animais, que tenha os mesmos valores do Pata Natural.
"Acreditamos na funcionalidade que o Shopping Santana Parque tem para o Pet e para os tutores, pensando em todo os momentos do passeio, por isso, escolhemos esse espaço para nossa segunda unidade, um shopping família, pet friendly de verdade, por ter a mesma filosofia de cuidado com o pet.", diz Luana.
Somos uma família, para servir a sua!