Mullen Lowe Brasil, de José Henrique Borghi, desenvolve campanha que estimula sorrisos
A agência Mullen Lowe Brasil, da qual o publicitário José Henrique Borghi é co-CEO e CCO, desenvolveu a comunicação offline do novo posicionamento de marca da Fini, empresa que pertence ao grupo espanhol Sánchez Cano. A nova assinatura, denominada "Abriu, Sorriu", tem como intuito espalhar sensações divertidas entre os consumidores dos produtos da marca por meio da disseminação das surpresas boas do dia cada vez que alguém abre um pacote de balas.
Produtora de balas de gelatina, chicles, regaliz, marshmallows e diversos outros doces, a Fine é uma das maiores empresas de guloseimas do planeta. Presente em mais de 80 países, é líder do seu segmento no Brasil e sempre aposta em estratégias para surpreender seus consumidores. Com origem artesanal, sua expansão pelo varejo nacional atualmente é constante.
Lançado em abril de 2017, o posicionamento "Abriu, Sorriu" foi desenvolvido para comunicar as boas surpresas que qualquer pessoa pode ter em sua rotina diária ao abrir um produto. Para firmar o seu novo mote, a Fini lançou uma campanha de comunicação que envolve ações online e offline. Neste último caso, a responsável pelo projeto foi a agência Mullen Lowe Brasil que, até meados de 2015, chamava-se Borghi Lowe, e tem José Henrique Borghi como co-CEO e CCO.
De acordo com Luiz Henrique Ferreira, coordenador de Marketing Digital da Fini, a intenção da nova assinatura da empresa é fazer com que as pessoas tenham momentos surpreendentes e alegres ao consumirem um produto da marca. "O que a Fini deseja é poder transformar qualquer momento ruim em bom, ou bom em ainda melhor. Quando você abre um pacote de Fini, um baleiro em uma de nossas franquias, ou uma caixa da Fini Store, instantaneamente você sorri. Não existe nada mais verdadeiro do que isso", ressaltou Luiz Henrique.
Em uma ação realizada em parceria com o Jornal Metro, a Fini distribuiu 60 mil exemplares de uma edição especial do jornal que tinha apenas boas notícias. A distribuição foi feita nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro exatamente no horário de pico, quando as pessoas estão mais cansadas e, em alguns casos, até bastante estressadas.
O intuito da ação era fazer com que a Fini representasse uma boa surpresa no dia das pessoas que recebiam o jornal e, juntamente com ele, um pacotinho de Dentaduras (balas de gelatina) Fini. As reações (muitos sorrisos) das pessoas que recebiam o jornal e o pacotinho com as balas foram filmadas pela agência Fri.to, que produziu um vídeo para ser divulgado no meio online.
Já no caso da promoção offline, a Mullen Lowe Brasil desenvolveu a campanha "Transformações", que tem sete comunicações distintas, inclusive se desdobrando também em sete filmes, e será vinculada na TV paga, nos cinemas e também OOH (Out Of Home). A agência da qual José Henrique Borghi é co-CEO e CCO criou todos os sete filmes em cima de situações comuns do dia a dia convidando as pessoas para sorrirem com a Fini e mostrando como os produtos da marca têm o poder de transformar positivamente o dia dos consumidores.
Em sua fala a respeito da campanha, José Henrique Borghi disse que "Criar para a Fini é uma diversão diária. Por aqui (referindo-se à Mullen Lowe Brasil), fazer a comunicação para o cliente é também um grande prazer. Igualzinho aos produtos da marca".