Negócios digitais ganham espaço no mercado brasileiro
Através de trabalho online empresas de marketing digital buscam melhorar o posicionamento de seus clientes na internet
A era digital é uma realidade e, acompanhando a propagação da internet no mundo, cada vez mais empresas buscam destaque no ambiente digital. Para alçar esta parcela de público, empresários precisam se atentar ao seu posicionamento na rede em busca de melhores resultados.
A aplicação do marketing digital no Brasil foi um pouco mais lenta quando comparada a outros países. De acordo com o levantamento do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, em 2016 o investimento de publicidade na internet foi de R$ 11,8 bilhões. Equivalente a 18% do total investido, enquanto que no Reino Unido este percentual chegou a mais de 50%.
Apesar da espera, cada vez mais empresas brasileiras adotam estratégias para ganhar dinheiro através da internet. Atualmente, mais da metade da população brasileira está online, seja nas redes sociais ou no Google, se entende que o ambiente digital se tornou um dos principais meios para que as empresas sejam encontradas por seus clientes.
Em busca deste posicionamento, as agências de marketing digital atuam com projetos voltados exclusivamente para a internet. O nicho ganha força no mercado porque promove ações que visam melhorar a comunicação entre empresas e clientes em potencial. Otimizar o tráfego em websites, converter visitantes em vendas, atrair novos clientes através de conteúdo na internet, entre outras estratégias de marketing digital são alguns exemplos do trabalho realizado por essas agências.
Questionado sobre as expectativas entre as agências digitais versus modelos mais tradicionais de negócio, o especialista em marketing digital da Agência Oblige , Thiago Maghamez, afirma que "é um mercado como qualquer outro, o mercado digital já é uma realidade. Cada um com seus desafios, dificuldades e peculiaridades".
A dinâmica e a flexibilidade que o trabalho proporciona é uma das grandes vantagens que atraem cada dia mais empreendedores para os negócios digitais.
Para André Helmuth Fauth, consultor da empresa 14Biz Internet Marketing , uma das principais vantagens de se trabalhar online é a liberdade que atividade proporciona. "Nos últimos 12 meses tive a oportunidade de morar em mais de 4 países diferentes e visitar mais de 12 ao mesmo tempo que trabalhava.", comenta.
Para quem deseja ingressar no mercado como empreendedor digital, o especialista afirma que o primeiro passo é começar agenciando pequenas empresas e cobrando pouco para ganhar experiência. "Se você tiver um bom serviço ou produto, disciplina e vontade com certeza conseguirá montar um negócio 100% digital que vai te permitir pagar as contas. Basta pensar em como reduzir os custos e ir se ajustando aos poucos", completa.
O que uma agência digital pode fazer pela sua empresa
As estratégias de SEO são uma das mais utilizadas para este fim. No ranking das ações com mais retorno estão a produção de conteúdo para blogs com 66,1%, busca de palavras-chave (64,9%) e responsividade das páginas na web com 43,8%.
O crescimento do tráfego orgânico e um melhor rankeamento nas pesquisas do Google são alguns dos resultados obtidos com a aplicação das estratégias de SEO.
A pesquisa sobre mercado digital Content Trends 2017 revelou que e-commerces que adotaram o marketing de conteúdo como estratégia apresentaram o dobro de visitantes quando comparados àqueles que não o fizeram.
A mesma pesquisa mostrou que dentre as empresas que já adotaram o marketing digital, 67%, pensam em aumentar seus investimentos com o setor.
Fontes:
http://materiais.rockcontent.com/content-trends
http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/03/29/iab-pode-rever-valores-do-digital-diante-de-crise-do-google.html
http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/147/104
Website: https://www.oblige.com.br/