Neuroma de Morton: tratamento com radiofrequência evita a cirurgia
Saiba o que é esse distúrbio comum em pessoas que ficam muito tempo de pé, usam salto alto e calçados apertados
O Neuroma de Morton se caracteriza pela dor entre os dedos dos pés em consequência da dilatação do ramo digital do nervo plantar medial. Essa dor costuma piorar quando a pessoa permanece em pé por longos períodos ou quando faz uso de calçados mais apertados.
Pacientes que usam muito salto alto, esportistas e aqueles com deformidades nos pés são mais propensos a desenvolver o neuroma. " Além das dores, o paciente com o Neuroma de Morton também pode, eventualmente, se queixar de dormência ou formigamento local", explica o Dr. André Mansano, especialista em medicina da dor.
Segundo o médico, o diagnóstico do Neuroma de Morton é feito por meio de avaliação clínica e pode ser confirmado com exames de imagem como a ultrassonografia e a ressonância magnética. O uso da ablação por radiofrequência é a técnica mais eficaz para tratar o Neuroma de Morton. O tratamento consiste na introdução de uma agulha especial dentro do neuroma guiada pela ultrassonografia. Um gerador de radiofrequência emite então uma corrente elétrica para a inativação do nervo. É um procedimento feito sob sedação mas sem necessidade de internação. Estudos sobre o uso dessa técnica já comprovaram que a média de melhora das dores é acima de 75% sendo que mais de 85% dos pacientes apresentam um resultado satisfatório. "Uma grande vantagem desse tratamento é que a radiofrequência pode ser empregada antes do tratamento cirúrgico", conclui o Dr. André Mansano.
Website: https://www.drandremansano.com.br/