O empreendedorismo feminino ganhando espaço
A beleza certamente é uma qualidade que chama atenção, porém existem muitas outras qualidades que podem ser ainda mais valiosas. As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no cenário atual, com relação à vida pessoal e, principalmente, profissional.
As mulheres se esforçam desde a antiguidade para conquistar seus direitos e mostrar sua capacidade, este fato se evidencia cada vez mais com o passar do tempo. Muitos exemplos de mulheres almejaram uma carreira de sucesso, e ultrapassaram este desejo. Muitas mulheres concretizaram uma carreira promissora, com esforço e força de vontade. De acordo com dados do Sebrae (2019) são cerca de 9,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, que representam 34% de todos os donos de empresas do país. As análises mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior comparada aos homens.
O empreendedorismo feminino é um assunto cada vez mais presente, e que têm sido muito comentado. Além de promover vários debates sobre a posição da mulher no campo dos negócios, gerando transformações na sociedade e, principalmente, na economia de todo o mundo. As mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país, destacando-se em setores como beleza, moda e alimentação.
Um exemplo de empreendedora é a modelo internacional Marina Smith, que obteve várias conquistas ao decorrer de sua carreira. Marina foi convidada para ser embaixadora de uma marca internacional de energéticos no Oriente Médio. Como entrevistadora de televisão, já entrevistou diversas celebridades, como Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu, do qual se destaca no mundo do esporte, obtendo o título de recordista de jogos pela Seleção Brasileira de Futebol Masculino. Marina inclusive conheceu a casa do jogador, que falou sobre sua história de superação e toda sua trajetória de dificuldades para chegar aonde chegou. A modelo relata que este foi um dos momentos mais marcantes de sua carreira como entrevistadora. Outro fato marcante relatado pela modelo é ter recebido um convite da Fifa para ser uma das representantes do Brasil nos jogos realizados em Qatar.
A apresentadora ressalta uma de suas maiores inspirações, seu professor e apresentador de televisão em Barcelona, Javier Cardenas, do qual foi responsável pela apresentação da final de um dos programas culinários mais vistos do mundo. Dentre as dificuldades mencionadas na carreira da modelo, filha de mãe solteira, uma das maiores barreiras foi ter vivido uma realidade difícil, sem apoio educacional e financeiro. A modelo fala sobre sua luta por um futuro, desde muito jovem. Após muita perseverança, alcançou sua primeira conquista, que foi ser capa de um jornal local em uma campanha publicitária.
Atualmente, Marina comenta que obteve mais uma grande conquista, que foi abrir sua nova loja, localizada na cidade de Curitiba, sua cidade natal. A loja oferece produtos da moda feminina e masculina, integrando linhas de alta qualidade e com várias novidades do mercado.
A modelo recebeu um convite especial para ser digital influencer, devido ao seu destaque no mundo televisivo e da moda. Marina conseguiu patrocínios de empresas nacionais e internacionais, sendo um exemplo de Lifestyle, da qual representa a vida que muitos se espelham, e muitos desejam.
Dentre os principais desafios que o empreendedorismo feminino enfrenta, os mais relevantes são o preconceito, a jornada múltipla, a falta de incentivo e taxas de juros mais altas.
Segundo afirma o Sebraemg, apesar destas dificuldades o número de empreendedoras aumenta a cada dia no Brasil. Esse crescimento exponencial se deve a algumas características que estas mulheres apresentam na hora de gerenciar equipes e administrar os negócios. Algumas destas características são o planejamento, pequenos negócios precisam antecipar problemas e soluções.
A mulher consegue fazer várias atividades simultâneas, muitas vezes conduz vários processos no mesmo espaço de tempo. Obtendo uma boa gestão do tempo utilizado em cada tarefa, isso resulta em mais estabilidade ao negócio, uma vez que problemas externos têm um impacto menor sobre a empresa. A atenção e o cuidado com detalhes e pessoas, especialmente com os clientes, contribuem para a fidelização, criando uma base sólida e duradoura de consumidores. A capacidade de adaptação das mulheres, para lutar com suas dificuldades, influencia na parte empresarial. Através de todas essas características, as mulheres conseguem se superar neste âmbito, aliando a autoconfiança, a vontade de inovar, persistir em seus propósitos, arriscar quando necessário e organizar seu tempo, a chance de sucesso em seu empreendimento se torna cada vez maior.
Segundo afirma o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, o empreendedorismo representa uma alavanca para o empoderamento feminino. O apoio para as empreendedoras é fundamental, pois quando a mulher se torna dona de seu próprio negócio, ela se torna independente, pode assumir a responsabilidade de cuidar da família, e assim pode contribuir para toda a sociedade.