Ocupação Afro Futurista reúne, em Salvador, protagonistas brasileiros e estrangeiros nos segmentos de tecnologia, arte e empreendedorismo
Desde sua inauguração, em 7 de novembro de 1982, a Estação da Lapa se consolidou como um dos pontos de maior fluxo de pessoas da cidade de Salvador. Afinal, trata-se do maior equipamento do tipo nas regiões Norte e Nordeste e o segundo do país. Pelos corredores, plataformas e rampas do complexo, composto de terminal de ônibus e estação de metrô, passam diariamente cerca de 450 mil pessoas. Entre os dias 8 e 11 de agosto, a histórica Estação vai se encontrar com o futuro a partir de inúmeras manifestações de cunho artístico, cultural e tecnológico que compõem a Ocupação Afro Futurista.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Aceleradora Vale do Dendê e o Instituto Mídia Étnica (IME), com o patrocínio da organização Seja Digital. A programação contará com atrações nacionais e internacionais. Pelo lado das ciências, teremos um debate com o astrofísico Antonio Copete, que realiza pesquisas na Universidade Harvard e participa da equipe da NASA. Entre os representantes da cultura maker, destacamos o coletivo Fa.Vela, de Belo Horizonte, e o projeto PretaLab, do Rio de Janeiro.
No campo audiovisual, o público terá acesso a uma série de vídeos e documentários sobre temas ligados a tecnologia e a cidadania digital. O ponto alto será a projeção Afro Futurista feita pelo consagrado VJ Gabiru. O universo dos quadrinhos (comics) será representado por integrantes do movimento de cosplay de heróis negros: Tempestade (de X-Men), Pantera Negra (que chega às telas em breve) e Syndra (da League of Legends).
No encerramento de cada dia de evento subirá ao palco um músico ou DJ integrante da efervescente nova cena de Salvador e que adiciona uma pitada de tecnologia ao seu trabalho. Um deles é Japa System, percussionista do Baiana System, grupo que está no lineup do Rock in Rio, que acontece em setembro. (Confira a programação completa abaixo)
De acordo com os organizadores, a Ocupação Afro Futurista surge em meio a um processo de fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade. "Ao contrário de eventos convencionais de tecnologia e inovação, vamos lançar luzes sobre o trabalho de makers e artistas que atuam nas periferias de grandes cidades, em um local muito importante de Salvador", destaca Paulo Rogério Nunes, cofundador da Aceleradora Vale do Dendê.
A Estação da Lapa foi escolhida para abrigar a Ocupação pelo fato de ser um dos equipamentos urbanos que contempla toda a diversidade da capital baiana, além de ter passado por um recente processo de requalificação arquitetônica. "De certa maneira, podemos dizer que a Estação Lapa é um espaço emblemático de referência socioeconômica e cultural, em função da diversidade em gênero e raça das pessoas que circulam pelo local", diz Rosalvo Neto, diretor do Instituto Mídia Étnica. "E são estas pessoas que ajudam a conectar Salvador com o futuro", conclui.
SERVIÇO:
O QUE: Ocupação Afro Futurista
ONDE: Estação da Lapa - Bairro Nazaré, S/N
QUANDO: 8 a 11 de agosto
REALIZAÇÃO: Instituto Mídia Étnica e Aceleradora Vale do Dendê
PATROCÍNIO: Seja Digital
Informações para a imprensa NACIONAL:
Rosenildo Gomes Ferreira
rosenildo.valedodende@gmail.com
(55 11) 9 8124 8348
(55 11) 3022 7315
ABERTURA - 08/08 (TERÇA-FEIRA)
Ativação Promocional - Seja Digital (A partir das 10h)
Exibição de Filmes - (10h - 15h)
Ação guerrilha (16h - 17h)
Performance com Cosplays Negros
Diálogos Digitais (18h - 19h30)
Mesa tema - Cosplays com identidade: Cultura Pop com representatividade
Convidados: Ana Claudia (Cosplay de Tempestade - X-Men), Thiago Calheiros (Cosplay de Pantera Negra), Vanessa Abbude (Cosplay de Syndra - League of Legends). Mediação: Stephanie Nereu (Cosplay de Avatar Kyoshi)
Palco Digital (19h30 - 20h30)
Atração: Batekoo
09/08 (QUARTA-FEIRA)
Ativação Promocional - Seja Digital (A partir 10h)
Exibição de Filmes - (10h - 14h)
Espaço Mídia Étnica Lab - 14h / 16h
Oficina Afro Multimídias (Como fazer vídeos usando dispositivos móveis?)
Facilitador: Coletivo Tela Preta
Duração: 2h
Vagas: 20
Inspirações Digitais - 17h / 17h30
Palestrante: Apresentação da tecnologia Endless
Duração: 30min
Diálogos Digitais (18h - 19h30)
Mesa tema - TV Digital e produtores independentes: Um diálogo possível?
Convidados: Cine Indie (Carla Almeida), TVE (Janaína Rocha), Tv Bahia (Susana Lima) e TV Aratu (Pablo Reis). Mediação: TV Correio Nagô (Rosalvo Neto).
Palco Digital (19h30 - 20h30)
Atração: Japa System
10/08 (QUINTA-FEIRA)
Ativação Promocional - Seja Digital (A partir 10h)
Exibição de Filmes - (10h - 15h)
Ensaio fotográfico - Afro futurista (10h - 13h)
Fotógrafa: Helemozão
Espaço Mídia Étnica Lab - 14h/16h
Oficina Stop-motion para jovens
Facilitador: NUBAS - Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion
Duração: 2h
Vagas: 20
Inspirações Digitais - 17h / 17h30
Palestrante: João Souza / Fa.Vela (Aceleradora de comunidades BH/MG)
Duração: 30min
Diálogos Digitais (18h - 19h30)
Mesa tema: Salvador: como inovar aqui?
Convidadxs: Rosenildo Ferreira (Vale do Dendê), Camila Godinho (Nossa/Ser), José Eduardo (Ocupa Lajes) e Naymare Azevedo (Afrotonizar). Mediação: Paulo Rogério (Vale do Dendê)
Palco Digital (19h30 - 20h30)
Atrações: Ana Dumas (Carrinho Multimídia) + Coletivo Afrobapho
11/08 (SEXTA-FEIRA)
Ativação Promocional - Seja Digital (A partir 10h)
Exibição de Filmes - (10h - 15h)
Ação guerrilha (15h30 - 16h30)
Frases de Mainha
Inspirações Digitais (17h - 17h30)
Palestrante: Dr. Antonio Copete / Harvard e NASA
Duração: 30min
Diálogos Digitais (18h - 19h30)
Mesa-tema: Mulheres e Tecnologia
Convidados: Silvana Bahia (PretaLab), Lorena Vilas Boas (Mídia Étnica Lab) e Brenda Costa (OxenTI Menina). Mediação: Tia Má
Mapping (19h30 - 20h30)
Projeção Afro Futurismo (VJ Gabiru)
Palco Digital (19h30 - 20h30)
Atrações: Àttooxxá
Website: http://tinyurl.com/y9492qa3