Orçamento de obra com tecnologia BIM: informações mais precisas e confiáveis
BIM é a tendência no mundo da construção, mas você sabia que ele pode ajudar a fazer orçamentos de obra muito mais rapidamente?
O orçamento de obra é uma etapa fundamental para todas as empresas que trabalham com construção: desde investidores, incorporadoras até construtoras e prestadores de serviço. É a partir do orçamento que serão baseadas as compras de materiais, a contratação de equipes, o preço de venda do imóvel, e por fim, o lucro obtido com o empreendimento. A prática mais comum entre os profissionais da área é usar planilhas de cálculo alimentadas manualmente para fazer orçamentos de cada empreendimento. Mas esse é o método mais eficiente e seguro? Hoje em dia, há alternativas muito mais abrangentes, como o orçamento de obra com tecnologia BIM, por exemplo.
O levantamento de quantitativos e os cálculos são a base do trabalho de orçamento, mas é a forma de tratar essas informações que faz toda a diferença. Uma planilha isolada, por exemplo, não consegue interagir de forma eficaz com as outras etapas do empreendimento. Na nova era em que vivemos, baseada no compartilhamento de dados, e comunicação através da tecnologia, a construção pode se beneficiar muito se inserindo nessa realidade. Conceitos como a tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) utilizam da tecnologia para entregar essa consistência de dados e integração das várias fases de um projeto.
Se você trabalha no setor da construção, com certeza já ouviu falar sobre a tecnologia BIM. Muita gente ainda confunde esse conceito com a representação em 3D dos projetos, mas trata-se de mais do que isso. Projetar, ou melhor, modelar empreendimentos com a tecnologia BIM, é agregar informações a cada etapa, cada objeto do empreendimento. Você pode visualizar seu projeto desde o levantamento do terreno, passando pela terraplanagem, fundação, construção, acabamento até a pós-entrega. E para cada uma dessas etapas, pode agregar dados aos itens que a compõem. Pode, por exemplo, especificar que na etapa de acabamento, as áreas comuns serão pintadas com a tinta de tal marca, semibrilho, de tal cor. Todas essas informações ficam reunidas em um só modelo, e você pode visualizá-las em partes. É dessa riqueza de dados que é possível obter as informações que facilitam - muito - o orçamento de obras.
Imagine que você, ao desenvolver o seu modelo com a tecnologia BIM, adicionou todas as informações de quantitativos de tijolos, preço, marca, especificidade, quantidade. Para que precisaria inseri-las de novo numa planilha de orçamento de obra? É possível aproveitar esse trabalho que já foi feito com a Integração BIM que alguns softwares proporcionam, como por exemplo o Sienge, o software de gestão da construção mais utilizado no Brasil. A Integração BIM do Sienge permite gerar o orçamento de obra com a tecnologia BIM automaticamente a partir das informações do seu projeto. Depois que o seu orçamento estiver dentro do Sienge, ainda é possível integrar os pedidos com outras partes do software responsáveis por gerenciar Compras, Planejamento, Acompanhamento, Contratos e Medições, Estoque, Contas a Pagar e outras.
Em um artigo sobre as barreiras no uso de tecnologia da informação na Construção Civil, os pesquisadores da Escola Politécnica da USP, Luiz Nascimento e Eduardo Santos, garantem: "O potencial benefício no uso de tecnologias para gerenciar informações é óbvio e muito grande. Os resultados de uma iniciativa que fosse capaz de agregar a TI de forma eficaz no cotidiano dos profissionais da Construção teria um enorme impacto devido a dois fatores: a fatia considerável que o setor representa do PIB e a baixa produtividade que caracteriza o setor. As oportunidades para aumento da eficiência desta indústria pela aplicação destas tecnologias são muitas, proporcionando impacto significativo no crescimento nacional, provavelmente maior que na maioria dos demais setores."
Os profissionais mais experientes na Construção Civil devem saber que a necessidade de se adaptar é o que determina se você permanece no mercado ou não. Aqueles que aprenderam a projetar nas mesas de desenho tiveram que se reinventar para usar softwares de projeto. Agora, os processos se modernizam novamente e pedem que se aprenda a fazer a gerência das informações e modelá-las usando BIM. Você está pronto para começar a fazer orçamento de obra com a tecnologia BIM?