Pesquisa aponta que 74% dos jovens brasileiros desejam empreender
São Paulo, 30 de setembro de 2019 - A pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), revela que 56% dos brasileiros desejam ser donos do seu próprio negócio. Destes, 74% são jovens entre 18 e 35 anos. O índice do Brasil é maior que a média global, que está em 47%.
"Mesmo enfrentando crises, o desejo de empreender do brasileiro, especialmente dos jovens, é mais alto que a média global", afirma Tales Andreassi, do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas. O AGER baseou-se em entrevistas realizadas com mais de 49 mil pessoas, em 44 países. No Brasil, homens e mulheres somaram 1.013 respondentes. A mostra tem como base um questionário padrão com perguntas que apontam três macrotendências: o desejo, a viabilidade e a estabilidade no ato de empreender.
Sobre os riscos relacionados ao empreendedorismo, os brasileiros, muito mais que a população global e até a latino-americana, desejam ser dono do próprio negócio. No Brasil, 70% dos entrevistados planejam abrir seus negócios nos próximos cinco anos. No mundo, a média é de 47% e na América Latina de 67%.
Fatores que influenciam na administração ou incentivam o empreendedorismo como: geração de ideias, capital do negócio, comprometimento e apoio social tiveram percentuais muito divergentes entre a população brasileira e a global, sendo que no Brasil os respondentes são também mais otimistas em relação ao desejo de abrir um negócio próprio.
Para 53% dos respondentes brasileiros, o uso da tecnologia é um agente facilitador do empreendedorismo. Entretanto, para os brasileiros, é mais importante ter contato pessoal com seus clientes do que por meio de soluções digitais. Média também mais elevada que a global, sendo 72% no Brasil e 42% no mundo.
No entanto, todo este potencial brasileiro é frustrado, pois somente 1/3 consegue tirar o projeto de empreender do papel e torná-lo realidade. O AGER mostra que os maiores desafios dos brasileiros para se tornarem empreendedores são: Financeiro (auxilio para conseguir capital - 29%); Marketing (identificar público e produto/serviço - 19%); RH (contratação - 19%); Organização (ideia do negócio - 14%) e Questões regulamentares (12%).
A conclusão é que embora brasileiros tenham um alto potencial empreendedor, falta conhecimento e capacitação técnica para que realmente possam empreender. As empresas de venda direta atuam exatamente neste espaço, já que oferecem treinamento especializado e em diversas plataformas e formatos para seus revendedores. Na Amway, foram treinadas gratuitamente mais de 60 mil pessoas em 2018, nas áreas de liderança, gestão do negócio próprio, princípios do marketing, vendas e finanças. Treinamentos que auxiliam quem deseja ser dono do próprio negócio a tirar a ideia do papel e concretizar o potencial empreendedor.
Amway na Feira do Empreendedor do Sebrae 2019:
Pelo segundo ano consecutivo, a Amway é patrocinadora da Feira do Empreendedor do Sebrae. Nesta edição, a empresa terá um estande de 60m2, com apresentações de conteúdos diversos para quem deseja empreender, além de demostrar seus produtos e a proposta de empreendedorismo oferecida pela empresa. Quem for ao estande da empresa poderá conhecer os atuais empresários Amway, com histórias inspiradoras e motivadoras para futuros empresários que desejam iniciar o caminho de empreendedorismo por meio da venda direta de produtos.
Estande da Amway na Feira do Empreendedor do Sebrae 2019.
Data: 5 a 8 de outubro
Horário: 10 às 20 horas
Local: Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo) - RUA A - Estande 44.
Palestras:
Local: Espaço Arena do Conhecimento Marketing e Vendas
Dia: 05/10 (Sábado), às 14h35
Nome da Palestra: "Empreendedorismo na Venda Direta (uma história pessoal)".
Palestrantes: Clareci Lauermann, empreendedor Amway.
Local: Espaço Arena do Conhecimento Inspiração
Dia: 06/10 (Domingo), às 14:20
Nome da palestra: "Empreender com Venda Direta num mundo digital".
Palestrantes: Rossana Sadir, Presidente da Amway do Brasil e Adriana Colloca, Presidente da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD).
Os dados apontados acima são parte da a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER). Realizada pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em março de 2018. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
___________________________________________________________________________
Sobre a Amway do Brasil
A Amway é a líder global em vendas diretas, fundada em 1959 com sede em Ada, Michigan, EUA. Mundialmente, oferece marcas premium para Nutrição, Beleza e Cuidados com a Casa comercializadas por meio de Empresários, os empreendedores Amway, em mais de 100 países. Em 2018, registrou vendas globais de US$8.8 bilhões. Nos últimos 27 anos, a Amway do Brasil investiu em sua fazenda sustentável e orgânica, no Ceará, onde se encontra a maior produção de acerola orgânica do mundo. No mesmo local, a empresa investe em sua fábrica que processa acerola para os produtos NUTRILITE vendidos globalmente. Comprometida com o desenvolvimento do empreendedorismo, oferece oportunidade de negócio única, produtos de alta qualidade e treinamentos em diversos formatos e plataformas para o sucesso dos Empreendedores. Possui seis lojas localizadas em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Cuiabá. Três centros de distribuição, dois em Jundiaí e um em Cuiabá e mais de 600 funcionários no Brasil. É membro da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Para mais informações, acesse: www.amway.com.br.
Atendimento à imprensa
Verdelho Associados
Robson Melendre
robson.melendre@verdelho.com.br
cel +55 11 97429 9557
Rua Lincoln Albuquerque, 259 - Torre A - cj.104
05004-010 - São Paulo - SP - Brasil
Website: http://www.amway.com.br