Pesquisa mostra que filhos pretendem gastar 38% a mais no Dia dos Pais
Com o novo cenário econômico brasileiro a figura do pai vem assumindo também um papel de protagonista na criação dos filhos. Novidade que promete movimentar a economia no mês de agosto. Uma pesquisa abrangente realizada pelo Google revela que o brasileiro pretende gastar 38% a mais neste ano em presentes do que em 2018.
O novo cenário começou a chamar a atenção do varejo no ano passado, quando as vendas do Dia dos Pais tiveram seu melhor desempenho em 6 anos. No e-commerce ele só perdeu para o Dia das Mães, em termos de datas sazonais.
A pesquisa do Google também mostra que nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2018, as buscas sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%. E os resultados de vendas do ano passado foram os melhores desde 2013.
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.
E quais foram os produtos favoritos do público para a data? O e-commerce dá a dica. Aproximadamente 67% dos pedidos se concentram em cinco categorias: moda e acessórios, livros, telefonia, eletrodomésticos e perfumes e cosméticos.
"Nós acompanhamos de perto esse movimento novo no Dia dos Pais, os filhos e também as esposas estão mais generosas na hora de comprar o presente", explica Claudinei Parro, diretor geral da franquia Convex Brasil, que tem a maior coleção de produtos em aço do Brasil, além de joias em ouro e prata, boa parte delas voltadas para o público masculino.
Os dados internos da empresa, que tem atuação nacional, mostram que acessórios como pulseiras, anéis e correntes caíram no gosto desse novo pai. "Muitos acabam tendo o primeiro contato com os produtos através dos presentes que ganham de esposas e filhos nas datas comemorativas, como Dia dos Pais e Natal. Depois eles acabam procurando sozinhos as novidades", explica o diretor geral.
A pesquisa da Griffe Convex também mostra algumas preferências regionais. No norte e nordeste, os presentes incluem peças mais coloridas. Na região sudeste as peças e os materiais seguem um padrão mais clássico e misturam couro e pedras "Como temos um catálogo com mais de 2 mil produtos, fica mais fácil para os filhos escolherem o que vai agradar pais clássicos e tradicionais" conclui.
Website: http://www.convexbrasil.com.br