Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Petrópolis tem história e fatos inusitados transformados em livro

25 jun 2019 - 15h35
(atualizado em 26/6/2019 às 06h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Petrópolis é conhecida por ter sido uma das residências da monarquia brasileira e palco de vários acontecimentos marcantes para a vida cultural do país. Mas fatos novos sobre a cidade da região serrana fluminense são agora revelados através do trabalho do escritor baiano radicado no Rio de Janeiro José Luiz de Mendonça Costa, que mergulhou fundo para escrever o livro "Petrópolis na História".

Foto: DINO / DINO

A obra já recebeu duas premiações, o prêmio Guerra Peixe, concedido pela prefeitura de Petrópolis, e o Walter Bretz, na categoria pesquisa histórica, oferecido pela Academia Petropolitana de Letras.

Mendonça Costa relata que decidiu investir na pesquisa quando tomou conhecimento de fatos históricos pouco divulgados, como por exemplo a de que a cidade foi por nove anos - de 1894 a 1903 - a capital do estado do Rio de Janeiro, depois que a então capital Niterói foi bombardeada durante a Revolta da Armada.

Na visão do autor, o livro deve preencher uma lacuna importante no papel histórico de Petrópolis, que é quase sempre associada apenas à família real, que lá passava muito tempo. "Porém, muitos outros acontecimentos importantes tiveram a cidade como pano de fundo. Inovações tecnológicas, como a primeira estrada de ferro do Brasil, construída pelo Barão de Mauá, estão entre eles. São fatos de interesse histórico indiscutível", afirma.

O livro também aborda o lado glamoroso de Petrópolis, quase sempre repleta de "personalidades" da época. "Eminentes figuras da intelectualidade nacional, como Santos Dumont e Rui Barbosa, se influenciaram pela atmosfera da cidade para levar a cabo suas obras", afirma Mendonça Costa. O interesse por esse lado menos formal dos lugares tem crescido bastante nos últimos tempos, afinal já não é de hoje que os "famosos" são peças importantes na promoção de produtos e de eventos, então o público passa a procurá-los, quer saber como viviam, se vestiam-se etc.

"Petrópolis na história" contém 363 páginas e também os registros em imagens, já que o livro é ilustrado com 49 fotos que mostram tanto as belezas naturais quanto as obras humanas e arquitetônicas da cidade, incluindo algumas fotografias produzidas pelo próprio autor. A obra pode ser encontrada em livrarias físicas, inclusive na cidade de Petrópolis. Mas também é possível adquiri-la através da Amazon ou do site do autor, clicando aqui.

Website: http://www.petropolisnahistoria.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade