Podologia: benefícios do atendimento especializado ao paciente
Muitos sabem o que faz uma pedicure ou manicure, mas se a pergunta for qual a atividade do podólogo, bem, a maioria ficará na dúvida. Para esclarecer a atividade desse profissional, conversamos com dois especialistas em podologia, Conceição Aparecida de Paula Justino e Jayme Roberto Justino. Segundo eles, trata-se de uma disciplina que se dedica ao estudo e tratamento dos pés do ponto de vista de sua anatomia e patologia, incluindo a estética.
De acordo com Jayme e Conceição, que dirigem a JCA Clínica de Podologia, "além dos cuidados estéticos, a atividade desse profissional, que é da área da saúde, visa à terapia aplicada aos pés, com estudos científicos e técnicos para oferecer bem-estar ao paciente". Suas atribuições estão na identificação de doenças e disfunções, que podem afetar os pés, além de sugerir tratamento terapêutico.
Apesar de a atuação do podólogo estar limitada à patologia superficial, isto é, não invasiva aos tecidos dos pés, sua qualificação o habilita a reconhecer, inclusive, as afecções internas com o objetivo de encaminhar o paciente a um médico especialista.
O bem-estar ao paciente, seja na saúde ou estética dos pés, conforme os especialistas, é oferecido a partir de orientações básicas e fundamentais, que vão da sua higienização - no combate aos fungos e micoses -, remoção e tratamento de calosidades e verrugas, massagens, até a indicação de calçados adequados.
De formação técnica, o podólogo recebe orientação em anatomia, fisiologia, biomecânica e microbiologia, que contribuem para os cuidados que deverão dedicar aos seus pacientes, inclusive, nas áreas infantil, geriátrica e desportiva.
Jayme e Conceição também administram o Grupo Podopan, um conjunto de espaços e profissionais que oferecem treinamento na área, dedicando-se ainda a palestras e à edição de literatura específica a respeito.
Com a formação regulamentada no Estado de São Paulo, a podologia é um curso técnico profissionalizante, com 1.200 horas, das quais aproximadamente 800 são voltadas a atividades práticas. Conceição é também docente no Senac desde 1997, no curso de Podologia, com especialização em portadores de Diabetes Mellitus.
Conforme Jayme, a próxima etapa ao reconhecimento federal da atividade do podólogo é a aprovação da sua regulamentação, hoje, em discussão e à espera de aprovação no Congresso Nacional.
Website: https://www.jcapodologia.com.br/