Pokémon Go: dicas para prevenção de problemas na coluna
O Pokémon Go acabou de chegar no Brasil e já está em toda parte — este jogo de smartphone é tão popular que as pessoas estão invadindo as ruas e suas vizinhanças por horas ao tentar "pegar todos eles."
O jogo está sendo elogiado por seus benefícios à saúde, pois ajuda a combater o sedentarismo, ao estimular os jogadores a passarem horas nas ruas e andarem pela cidade em busca de Pokémons para capturar.
Mas se você está olhando excessivamente para seu telefone o tempo todo que você está jogando, você pode estar em risco de desenvolver dor cervical ("text neck").
O que é dor cervical?
Text neck é a postura em que o pescoço é mantido curvado para a frente e para baixo, como alguém olhando para o seu celular. Se esta postura é mantida por um tempo prolongado, pode resultar em encurtamentos de músculos, tendões e ligamentos do pescoço, causando dor e rigidez.
Essa postura inadequada, se mantida por longos períodos, pode levar à degeneração prematura na coluna cervical. Isto é especialmente alarmante para a coluna dos jovens, que ainda estão em crescimento e desenvolvimento. Não se sabe ainda o impacto que isso pode ter na sua coluna ao longo dos anos ou décadas.
Um estudo publicado pela revista científica Surgical Technology International, procurou estimar o impacto desta postura da coluna. Se a cabeça se inclina apenas 15 graus para a frente, resulta em 12 kg de forças na coluna cervical e na musculatura cervical. Quanto mais a cabeça inclina-se para a frente, maior a pressão na coluna.
Toda essa pressão pode levar à dor e distensão muscular.
Os usuários de smartphones gastam uma média de duas a quatro horas por dia, com os pescoços curvados, lendo e-mails, enviando mensagens ou verificando sites de mídia social. Isso dá um total de 700 a 1.400 horas por ano. E esse número pode ser maior estudantes do ensino médio.
"A posição inadequada mantida por longos períodos resulta em contraturas e inflamações na região cervical, com aumento de tensão muscular, e possivelmente uma maior possibilidade de se desenvolver degeneração articular e hérnias de disco", segundo o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Quão comum é esta dor cervical?
Um estudo recente mostra que quase 80% da população entre as idades de 18 e 44 anos ficam com seus celulares com eles quase o tempo todo, ficando apenas 2 horas por dia sem seus celulares nas mãos.
A má postura pode causar outros problemas também. Especialistas dizem que pode reduzir a capacidade pulmonar, e também tem sido associada a dores de cabeça e problemas neurológicos, depressão e doenças cardíacas.
Como é o tratamento?
Em primeiro lugar, a prevenção é a chave. Aqui são alguns conselhos para prevenir o desenvolvimento ou avanço desta postura:
Segure seu telefone em um ângulo maior.
Quanto mais alto você segurar o celular enquanto estiver jogando, menos tensão você está colocando em seu pescoço.
Faça pausas.
Depois que você pegar um Pokémon, fazer um pequeno intervalo para desligar o telefone e alongue seu pescoço e ombros para trás. Se for um Pokéstop ou ginásio, faça uma pausa a cada 15 a 20 minutos.
Alongue-se
Rode a cabeça para o lado direito e em seguida incline levemente a cabeça para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os músculos que ficam à esquerda do pescoço. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.
Automassagem
Procure localizar o ponto doloroso, e realize pequenas pressões e movimentos circulares com a polpa dos dedos sobre o local, para minimizar a tensão e encurtamentos. Uma bolsa de água quente pode também ajudar na dor.
Além da postura inadequada, jogadores de Pokémon Go estão sob perigo de tropeçar e cair, por andar olhando para seus telefones. Evite ficar tão envolvida com o jogo que você não está vendo aonde você está indo.
Quando procurar um médico?
Às vezes, alongamentos e boa postura não são suficientes, ou sua dor no pescoço pode ser um sinal de uma outra patologia.
Caso sua cervicalgia não melhore após uma semana, ou desenvolva novos sintomas como dores irradiadas para os braços, com dormência, formigamento ou fraqueza associadas, procure um médico para avaliação.