Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ponte Aérea Rio - São Paulo e sua contribuição para passagens aéreas mais baratas

17 mar 2017 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

A maneira mais prática de se deslocar entre as duas maiores cidades do Brasil - São Paulo e Rio de Janeiro - é utilizar a Ponte Aérea. A Ponte Aérea São Paulo - Rio de Janeiro, como é mais conhecida, é fruto de um acordo firmado em 1959 entre as companhias aéreas do país, que operam voos com uma frequência bastante alta entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Foto: DINO

Durante a semana, saem voos de cada uma das "pontas" desta ponte com um intervalo de 10 minutos. Aos fins de semana, este intervalo costuma cair para uma hora. Devido à proximidade entre as duas cidades, cada voo dura cerca de 45 minutos.

A Ponte Aérea Rio-São Paulo é operada pelas principais companhias em funcionamento atualmente: Latam, Gol, Azul e Avianca. Juntas, são responsáveis por uma das rotas aéreas mais movimentadas no mundo inteiro.

São números que impressionam: anualmente, são vendidas nada menos que quatro milhões de passagens na rota desta ponte aérea, com cerca de 140 pousos e decolagens diários e 78 mil passageiros a cada semana. A rota é muito conhecida por suas passagens aéreas promocionais .

No início deste formato de rota, um acordo entre as companhias aéreas da época permitia que fossem vendidos bilhetes que valiam para qualquer uma delas. E deu tão certo que este formato foi copiado em Nova York, por exemplo. Hoje em dia, como não existe mais este acordo, cada companhia vende suas passagens e permite o embarque antecipado, caso haja vagas nos voos operados.

A chegada no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é uma das mais bonitas do mundo. Os passageiros são brindados por uma vista impressionante da cidade, e colabora para isso a localização do aeroporto, às margens da Baía de Guanabara.

Entretanto, a localização do Santos Dumont também é uma das razões pelas quais, dependendo das condições do tempo, os voos e decolagens acabem sendo interrompidos. Este aeroporto tem uma das pistas de pouso mais curtas do mundo, com pouco mais de 1.300 metros. Por este motivo, os aviões que operam na ponte aérea têm adaptações para permitir um pouso mais curto e em menos tempo.

O público desta Ponte Aérea é formado principalmente por executivos: segundo dados recentes, são cerca de 70% dos passageiros que voam todos os dias entre as duas maiores capitais brasileiras.

Outro dado interessante é que no período da manhã, a maior parte dos passageiros embarca em viagens de negócios. À tarde, é mais comum ver pessoas que viajam a passeio. Como os passageiros da Ponte Aérea não tem tempo a perder, as companhias aéreas investiram em tecnologia, como a criação de aplicativos de celular e postos de autosserviço, onde o próprio passageiro pesa a bagagem e entrega no balcão da companhia. É bastante comum que o usuário da Ponte Aérea não despache bagagem, para não perder tempo no desembarque.

Agora que você já conhece um pouco mais a Ponte Aérea São Paulo - Rio de Janeiro, pode encontrar as melhores passagens aéreas para a sua viagem nesses estados.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade