Primeiro Caixa Eletrônico Nacional de Bitcoin é lançado no Sul de Minas
O ATM de fabricação nacional foi desenvolvido pela empresa brasileira BitVale e apresentada durante a última edição do evento Hacktown.
Desde a primeira menção, em 2008, a criptomoeda Bitcoin ganha cada vez mais notoriedade quando se trata de pagamentos feitos na internet. Em muitos países, como os Estados Unidos, por exemplo, é possível comprar um carro ou apartamento apenas usando a moeda digital. Para se ter uma ideia, na cotação de hoje, 1 bitcoin está avaliado em quase R$ 2 mil. Ainda assim, há muitas pessoas que desconhecem a existência de tal unidade monetária e mais: como gerenciá-la ou quais são os canais para adquiri-la.
Ao pensar em dinheiro, ainda não há como desassociá-lo completamente da imagem do banco. E, tratando-se de bancos, vários são os elementos ligados a ele. Há, por exemplo, um dos equipamentos mais práticos para quem deseja acessar a conta e utilizar os serviços ligados a ela: o caixa eletrônico. Mas e no caso de bitcoin?
No Brasil, há apenas 1 caixa eletrônico que trabalha com moedas digitais e encontra-se na faculdade FIAP, no Campus Paulista, que foi a primeira universidade a receber um caixa eletrônico ou ATM de bitcoin. Com isso, universitários passaram a criar carteiras virtuais e sacar dinheiro sempre que necessitassem.
Para auxiliar os bancos a embarcar no mercado de moedas digitais, a OKI Brasil apresentou um ATM conceito no CIAB FEBRABAN 2016, que permitia o câmbio de moedas digitais, utilizando apenas a identificação do passaporte, permitindo pessoas de qualquer país realizarem a venda de bitcoins no caixa eletrônico.
Durante o evento Hacktwon realizado no mês de setembro deste ano, um anúncio histórico foi feito. A primeira máquina de ATM para bitcoin foi fabricada em solo tupiniquim pela empresa BitVale. Em meio à programação repleta de atividades e convidados o caixa eletrônico foi destaque.
Caixa eletrônico & Dinheiro Digital
"O processo de compra é tão simples quanto poderia ser. O ATM possui uma tela única de vendas, ou seja, não é necessário passar por várias telas com etapas diferentes para se concluir a compra", explica Guto Schiavon, sócio da FOXBIT, líder em negociações de bitcoin no Brasil.
Luiz Felipe Martins, fundador da BitVale comenta que "o ATM foi desenvolvido pensando na simplicidade e tem como objetivo facilitar o acesso ao bitcoin para pessoas que não tem total domínio ou facilidade em utilizar novas tecnologias". Espera-se, com isso, que as pessoas se familiarizem cada vez mais com o uso da moeda, ajudando com que outros tipos de serviço sejam desenvolvidos. Martins ainda completa ao ressaltar que a BitVale "não é uma empresa de ATM's", mas sim "uma empresa que tem como objetivo o desenvolvimento de hardware com foco nas criptomoedas".
Ao redor do mundo, o ATM de bitcoins já é realidade. Atualmente, América do Norte e Europa são os líderes de caixa eletrônicos. Possuem mais de 1 mil máquinas fabricadas por diversas empresas.
Aqueles que têm interesse em adquirir uma ATM de bitcoin para o seu estabelecimento, fica a informação: a pré-venda e outros detalhes sobre o caixa eletrônico serão anunciadas no site da BitVale que irá ao ar em breve. Também há como entrar em contato pelo bitvalebrasil@gmail.com. E para saber mais sobre bitcoins - além de adquirir moedas digitais - a página oficial da FOXBIT assim como o atendimento via email (atendimento@foxbit.com.br) podem sanar várias dúvidas.