Saiba mais sobre enxaqueca e qual exame pode ajudar a identificar doenças relacionadas
Segundo a clínica IMEB (Imagens Médicas de Brasília), a ressonância 3T é a que mais permite uma boa inferência sobre os casos de enxaqueca
A maioria das pessoas sofre com dores de cabeça, sobretudo as mulheres. Fatores como o estresse do dia a dia, hábitos alimentares irregulares e pouco saudáveis, assim como problemas de saúde variados, podem aumentar a intensidade e a frequência das crises de enxaqueca.
Ao contrário do que muita gente pensa, a enxaqueca não é só uma forte dor de cabeça. As crises se caracterizam, sim, pela cefaleia, mas também contam com a presença de sintomas como aversão à luz, náuseas e crises de vômito. Em algumas pessoas, os sintomas podem incluir até mesmo um estado febril, visão turva e outros tipos de incômodo neurológicos.
Esse quadro sintomático pode ter uma duração que varia entre 4 e 72 horas, o que pode ser bastante prejudicial para a prática de atividades diárias e da rotina tradicional. Para pessoas que têm a necessidade de trabalhar em ambientes com barulhos altos, luzes fortes, ou mesmo que exigem alta atenção - como motoristas e operadores - o problema pode ser ainda maior.
Como diagnosticar a enxaqueca?
O diagnóstico da enxaqueca nem sempre é fácil, já que o quadro se assemelha ao de várias outras condições médicas. Para saber a distinção, além dos sintomas clínicos, é importante fazer exames médicos que permitam um entendimento mais detalhado da cabeça. A ressonância magnética é um dos exames mais solicitados e que oferece resultados mais precisos.
Segundo a clínica IMEB (Imagens Médicas de Brasília), a ressonância 3T é a que mais permite uma boa inferência sobre os casos de enxaqueca. A importância da RM na enxaqueca se dá principalmente pela exclusão de outras causas em que a dor de cabeça é um sintoma secundário a doenças mais graves. O aparelho que realiza esse exame é um dos mais modernos do mundo e garante excelência de imagem e de visão de partes internas do corpo humano. Com essa visão profunda, os riscos de um resultado falso positivo são bem mais baixos e torna-se menos provável que qualquer tipo de condição, por mais sutil que seja, passe despercebida.
Será que você sofre de enxaqueca?
Os sintomas da enxaqueca podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças, sobretudo os mais intensos. A enxaqueca com aura, por exemplo, costuma levar os pacientes a acreditar que possuem uma doença bem mais grave do que a enxaqueca. Aura é o nome dado aos flashes de luz ou sombras que são vistas quando o paciente está tendo uma crise de enxaqueca.
Algumas pessoas também relatam sintomas como formigamento das mãos e dos pés, ou mesmo uma sensação de dormência nos dedos. Esse quadro pode aparecer aliado a aura ou a outros sintomas, como náuseas. Caso os medicamentos indicados não tenham efeito, vale a pena procurar um médico para tentar uma medicação imediata mais efetiva.
Tratamento da enxaqueca
O tratamento da enxaqueca é basicamente à base de medicamentos, mas existem diversos tipos de remédios que podem ser indicados. Algumas pessoas, por exemplo, precisam fazer uso de medicação contínua, enquanto outras só devem usar os remédios em caso de crise. É realmente da alçada do seu neurologista indicar qual o tratamento vai ser o mais indicado para você.
Quando a crise de enxaqueca causa efeitos mais intensos, como vômitos, é importante ter em mente que os medicamentos emergenciais não terão efeito sobre eles. É preciso, nesse caso, tratar separadamente cada sintoma - usando remédios para náuseas, por exemplo. Da mesma forma, os danos causados pelos sintomas da enxaqueca precisam ser monitorados e analisados como uma consequência da doença, e não o contrário.
Uma boa forma de tratar a enxaqueca é descobrir os fatores que acionam as crises e passar a evitá-los. Os chamados gatilhos da enxaqueca podem ser alimentares, emocionais ou mesmo outro fator diferente, como certos barulhos ou cores. Alimentos como café e álcool são grandes conhecidos das pessoas que têm enxaqueca e costumam ser os primeiros da lista de gatilhos de muitas pessoas. Situações de estresse excessivo e refeições desregradas também podem desencadear grandes crises.
Saiba mais sobre como diagnosticar enxaqueca
A clínica IMEB (www.imeb.com.br) fica localizada em Brasília e é uma das pioneiras na realização de exames de imagem como a ressonância magnética 3 Tesla. Presente no mercado brasiliense desde 1988, a clínica realiza exames como Cintilografia, Densitometria óssea, Mamografia e biópsias, PET-CT, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Para saber sobre os exames, visite o site ou ligue pelo telefone (61) 3326-0033.