Saiba tudo sobre o "Grafiato" e suas aplicações
Você conhece todos os tipos de revestimentos do mercado? E também as variações de serviços de pintura? Conhece algum que seja bem resistente às intempéries e que possua grande aderência sobre as superfícies e ainda seja antimofo? Não? Então, apresentamos o "Grafiato"!
O "Grafiato" é prático e tem um preço bastante atrativo. Por que prático? Porque necessita de baixa manutenção, pois, além de facilmente lavável, não fica úmido, facilitando a limpeza. Além disso, é extremamente bonito!
Outra característica do "Grafiato" é a durabilidade de suas cores. Por isso, por ter boa resistência aos raios UV e ser impermeável, o "Grafiato" é excelente para o revestimento de edifícios residenciais, diminuindo o custo com manutenção e reparos.
O "Grafiato" é muito confundido com a textura. Apesar de bastante semelhantes, sob um olhar menos experiente, os dois revestimentos possuem características muito particulares que os diferenciam.
Qual a diferença entre textura e "Grafiato"?
O "Grafiato" é um revestimento produzido a partir de polímeros acrílicos e minerais. Quando aplicado, o resultado possui características que o diferem da textura e o faz ser uma das melhores opções de revestimentos do mercado:
- Hidrorepelente;
- Resistente a raios UV;
- Lavável;
- Aplicável em quase todo tipo de superfície (alvenaria, reboco, drywall etc);
- Aplicação mais técnica;
- Alta durabilidade;
- Contém várias gramaturas;
- Não retém pó.
A textura, mais comum e mais conhecida, também é produzida a partir de polímeros acrílicos e possui outras características bem semelhantes ao "Grafiato". A maior diferença, no entanto, se refere à forma de aplicação.
Na textura é possível utilizar rolos especiais, que formam desenhos, tornando o acabamento mais fácil e possível de ser realizado por leigos.
O "Grafiato" pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. Em ambientes internos, o "Grafiato" pode ser aplicado em salas, cozinhas, quartos e em qualquer outro ambiente em que se deseje uma parede decorativa, promovendo um contraste elegante e de bom gosto.
O "Grafiato" é especialmente interessante para aplicações em fachadas de condomínios, economizando na manutenção e limpeza. Por ser impermeável e manter por mais tempo a coloração, mesmo exposto ao sol, o "Grafiato" é um dos revestimentos mais utilizados pelas grandes construtoras.
Muito cuidado quando for aplicar o "Grafiato" sem a ajuda de um bom profissional de serviços de pintura. Ele é um tipo de textura que não deve, por exemplo, ser aplicada aos poucos (começou, termine! Não faça emendas!), e nem com temperaturas superiores a 40° C.
Quais os tipos de "Grafiato" disponíveis no mercado?
Os tipos de "Grafiato" se referem à sua gramatura ou malha:
Malha 8 - possui um acabamento mais rústico. Ideal para fachadas e muros;
Malha 10 - a mais utilizada, fica no nível intermediário de ranhuras;
Malha 12 - produz um acabamento mais delicado e fino.
Cada um dos tipos de "Grafiato" são, normalmente, utilizados conforme dissemos. Todavia, o legal da decoração com textura ou "Grafiato", assim como muitas outras intervenções decorativas em paredes, depende da preferência e do gosto do cliente.
Claro que existem pequenas regras a serem seguidas, como a utilização de texturas mais sutis em ambientes em que a suavidade já está presente nos demais objetos de decoração.
No mais, o importante é ter a sensibilidade de escolher o "Grafiato" certo para cada ambiente, interno ou externo. Lembrando, também, que se o desejo é chamar atenção para as ranhuras do "Grafiato", convém não utilizar as malhas mais finas. O mesmo vale para quando se deseja suavizar o ambiente. Importante, também, é ter em mente que o "Grafiato" não é tão fácil de utilizar quanto a textura comum. Portanto, na dúvida, contate uma empresa de reformas de imóveis ou empreiteira especializada no assunto.
*Publicado originalmente em www.masterhousesolucoes.com.br https://www.masterhousesolucoes.com.br/